Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S728-S729 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S728-S729 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DA SEGUNDA CAMPANHA JUNHO VERMELHO DA AGÊNCIA TRANSFUSIONAL SANTA CASA
Visitas
288
LT Silva, CSL Milward, MO Souza, ACSS Alves, HK Silva, SS Rabello, DGD Teixeira
Santa Casa de Barra do Piraí (SCBP), Barra do Piraí, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados

A Casa de Caridade Santa Rita de Cássia foi fundada no ano de 1966 e fica localizada no Município de Barra do Piraí – Rio de Janeiro. Apresenta os seguintes leitos:unidade de emergência contendo Salas Amarela e Vermelha e laboratório próprio, Clinica Médica Feminina e Masculina contendo 13 leitos, Centro Cirúrgico, 08 Quartos para internações particulares e UTI contendo 07 leitos. A instituição ainda conta com uma clínica para pacientes renais (CNBP – Clínica de Nefrologia de Barrado Piraí.) que fica no prédio dentro do espaço da Casa de Caridade Santa Rita e que também conta com as transfusões realizadas pela Agência Transfusional da Santa Casa em funcionamento e expansão de serviços em conformidade com a Vigilância Sanitária. A campanha “Junho Vermelho”é uma iniciativa nacional promovida pelo Ministério da Saúde do Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Criada para atender a uma demanda crescente por doações, especialmente durante os meses de inverno, quando há uma queda significativa no número de doadores, essa campanha busca mobilizar a sociedade a se engajar nessa causa vital. O mês de junho foi escolhido estrategicamente para a campanha devido à proximidade com o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. Durante todo o mês, são realizadas diversas ações em parceria com hemocentros, hospitais, ONGs e empresas, incluindo campanhas de mídia, mutirões de doação, palestras e eventos educativos, visando aumentar a conscientização e incentivar a doação regular de sangue. Devido os baixos estoques de hemocomponentes nos hemocentros fez-se necessário à adesão de novas estratégias de Captação de Doadores e o Projeto “JUNHO VERMELHO” foi implantado por este serviço apoiando e incentivando essa causa.Implantamos o projeto no ano de 2023 e demos continuidade devido sua importância pois mês de junho por ser considerado o pior mês para doação de sangue devido ao frio,férias escolares,comemoração do dia do doador, motivos diversos intensificamos nossa captação expandindo para igrejas,universidades e encontrando parcerias para contribuir com o projeto.Com uma arte própria desenvolvemos banner e camisas com intuito de promover e atrair uma maior adesão e organização pelos parceiros interessados e nos ajudar e criar maior impacto na população.A cada semana conseguimos levar cerca de 18 doadores e num total mensal de 72 doadores que significa uma van completa semanalmente além dos doadores que foram de transporte próprio num total de aproximadamente 100 doadores no mês de Junho. Portanto,perecebe-se que ação realizada pela Agência Transfusional Santa Casa nesse ano foi eficiente e conseguiu atingir os objetivos no que se refere a elevar o número doações e elevar o estoque de hemocomponentes nos hemocentros. Em suma,essas ações são de extrema relevância pois colaboram para que o Mês em questão perca esse rótulo de o pior mês do ano para doação e comece a ter novo olhar sobre o resultado dos esforços das ações e cada vez mais obter resultados positivos dessas ações assim os pacientes e instituições poderão ter tranquilidade e confiar que sua saúde e integridade estarão seguras.Assim,continuaremos buscando idéias e técnicas para cada vez mais termos sucesso na promoção à doação de sangue.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas