
A doação de sangue é um ato espontâneo, baseado em valores humanitários, de natureza altruísta e fundado em conceitos de responsabilidade social. A subsistência dos centros de produção é diretamente relacionada a presença do doador e a otimização de seus custos de produção. Sendo assim, esses dois pontos são os pilares de busca para que a produção ocorra de forma segura e com otimização dos estoques. A presença de técnicas não invasivas com resultados que permitam maior praticidade, maior satisfação, segurança e menor ansiedade para o doador é uma necessidade constante e deve ser buscada para a melhoria dos resultados.
ObjetivoDescrever as melhorias percebidas, assim como dificuldades observadas com a implantação da nova ténica de aferição para triagem hematológica no BSST.
MetodologiaEm abril de 2020 foi implantado no BSST o dispositivo não invasivo para aferição de parâmteros fisiológicos de triagem para doação de sangue. Descrição de operação do equipamento: TensorTip não-invasivo da Cnoga Medical é um dispositivo pequeno, leve, portátil, destinado para a medição e exibição de pressão arterial (sistólica e diastólica), verificação da saturação de oxigênio (SpO2), Frequência Cardíaca (PPR), Hemoglobina (Hgb), Hematócrito (HCT), Eritrócitos (RBC) e parâmetros biológicos e gráficos adicionais. A medição é executada diretamente no tecido do dedo capilar (com excepção do polegar). O dedo anelar é o local recomendado. Os resultados de cada medição são armazenados na memória do sistema. O dispositivo destina-se para uso no ambiente doméstico e como um suporte adicional em clínicas. Destina-se a ser usado por qualquer pessoa com idade acima de 16 anos de idade O equipamento dispõe de um sensor sensível no espectro IR até banda de 400nm 1200nm, quatro LEDs de luz 625nm, 740nm, 850nm e 940nm, um compartimento para o dedo, e um processador de sinal digital (DSP).
ResultadosObservou-se um aumento na pesquisa de satisfação dos doadores após a implantação da metodologia (de 97,1 % para 99,8%), além de declarações escritas de satisfação pelos doadores de repetição. Identificado uma redução de custo com esta nova técnica (redução no gasto com material que a técnica anterior exigia) de 78%. Deve ser citado ainda os benefícios não quantificavéis diretamente como maior lentidão no processo e também maior risco de acidente biológico para os colaboradores assim como risco de lesão pelo doador.
DiscussãoA utilização desse aparelho gerou a necessidade de treinamento específico da equipe de colaboradores de triagem, assim como o desenvolvimento da habilidade de compreensão de fatores de interferência no funcionamento do mesmo. Pois,questões anatomicas do doador (tamanho dos dedos, da unha) e da temperatura ambiente (já que seu resultado é gerado de acordo com a perfusão por feixe de luz) possuem influência na efetividade. Dessa forma, quando há algum sinal objetivo ou subjetivo de uma ou ambas das dificuldades descritas, a equipe de triagem realiza o confirmatório pela técnica antiga de aferição da Hb e não observamos discrepâncias entre os resultados. O fato da redução da inaptidão por Ht baixo observada com este novo método está em análise e acompanhamento contínuo.
ConclusãoA implantação da nova tecnologia demonstrou-se segura, gerou grande satisfação nos doadores, assim como otimização do tempo de atendimento e de recursos. Porém, o treinamento da equipe e sua habilidade em lidar com as particulariedades do aparelho se representaram um ponto definitivo para seu uso com segurança.