Atualmente, tem crescido o desenvolvimento e a adoção de formas alternativas para otimizar o processo de ensino-aprendizagem, as chamadas metodologias ativas. Metodologias ativas são processos no qual a construção do conhecimento envolve o aluno dando-lhe autonomia para buscar, aprofundar e fixar o que foi apresentado, mediante sua participação ativa. O objetivo deste trabalho foi avaliar as metodologias ativas aplicadas com os alunos da disciplina de Hematologia Básica no curso de Farmácia. No ano de 2019, foram aplicadas e desenvolvidas metodologias baseadas na participação individual e coletiva dos alunos, como caça-palavras, palavras cruzadas, jogo de cartas em equipe e resolução de casos clínicos, e cada atividade continha um nível de dificuldade, impulsionando os alunos ao desafio. Os conteúdos abordados nas atividades foram vistos durante a realização da disciplina, servindo como método de aplicação, consolidação e revisão do conhecimento adquirido. Após a realização das metodologias, foi disponibilizado um formulário de satisfação para os alunos, avaliando a relevância desse método na disciplina. Dos resultados obtidos, 84,2% dos discentes concordaram sobre a coerência das atividades desenvolvidas com os conteúdos abordados na disciplina; 86,8% acharam que as metodologias desenvolvidas foram úteis no aprendizado, tornando os conteúdos abordados na disciplina mais fáceis de ser estudados, compreendidos e assimilados e 89,5% dos alunos aprovaram a incorporação deste método na disciplina. Os resultados mostraram que as atividades desenvolvidas com materiais lúdicos e dinâmicos, auxiliaram na construção do aprendizado e que métodos como este favorecem uma maior aproximação entre professores, monitores e discentes, e contribuem para a formação de profissionais mais ativos, participativos, interativos, dinâmicos e diligentes.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais