Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1048 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1048 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
ATUAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DIANTE DE UMA NOVA TECNOLOGIA EM UM HOSPITAL REFERENCIA EM HEMTORAPIA E HEMATOLOGIA NO ESTADO DO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIENCIA
Visitas
311
BS Souzaa, KC Rodriguesb, JGB Gimenezb, MM Souzab, FOC Carminéb, MRD Nascimentob, SRL Albuquerqueb, MVC Fernandesb, MJD Coêlhob
a Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Manaus, AM, Brasil
b Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), Manaus, AM, Brazil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Introdução

A coleta de sangue por aférese permite doação seletiva e de múltiplos componentes de um único doador, em quantidade e qualidade superior à obtida na doação de sangue total. Diante de tantos estudos e inovações na área da hematologia e hemoterapia, a doação por aférese vem sendo amplamente utilizada na medicina transfusional, assim como no tratamento de várias doenças e contribuem para a manutenção do estoque e atendimento da demanda transfusional, que cresce a cada ano.

Objetivo

Descrever a atuação de acadêmicos de Enfermagem em um Hospital de sangue referência em tratamento e transfusões no estado do amazonas.

Metodologia

O trabalho consiste em um estudo descritivo, pautado em um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, no procedimento de aférese na Fundação HEMOAM que atua na cidade de Manaus/Amazonas.

Resultados

No decorrer do estágio, os acadêmicos fizeram parte do acompanhamento dos doadores de plaquetas por aférese, durante as triagens, que envolve a aferição dos sinais vitais, onde foram aferidos a pressão arterial, verificação do peso do doador, feito hematócritos, entrevistas com enfermeiros, depois calculado os parâmetro do doador para comparação se estão de acordo com que é estabelecido pela portaria de consolidação nº5, de 28 de setembro de 2017, para extração de plaquetas, e o procedimento de doação de plaquetas por aférese é realizado na sala de coleta, além disso outro procedimento muito realizado através aférese são a extração de plaquetas ou outros componentes em excesso de pacientes onco-hematológicos, ambos procedimentos realizados através do equipamento Haemonetics® MCS 9000.

Conclusão

As experiencias adquiridas no HEMOAM foram essenciais para o amadurecimento dos acadêmicos em diversos cenários de atuação. Observa-se que com avanço de novas tecnologias os novos procedimentos exigem conhecimento e é fundamental na formação acadêmica que seja habilidades, liderança e a capacidade de tomar decisões no ambiente profissional, se adequando com os avanços das tecnologias na medicina.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas