Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S891-S892 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S891-S892 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
APLICAÇÃO DA MINERAÇÃO DE DADOS NA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DESCRITIVA DE DOADORES DE SANGUE POR MEIO DA MATRIZ DE INTEGRAÇÃO DISNEY
Visitas
164
CF Rochoa, ER Bauera, A Geraldoa, EC Buenoa, IB Koehlera, KH Arcenob, MP Gallia, RRF Melob
a Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil
b Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), Florianópolis, SC, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução

As abordagens educativas são eficazes na promoção de impactos positivos contínuos, visando o desenvolvimento de comportamentos de doação de sangue entre os jovens, enfatizando que a doação de sangue é um ato de solidariedade e responsabilidade social. Os resultados das abordagens educativas podem ser uma das formas de avaliar o atendimento aos doadores de sangue. A mineração de dados ou big data como também pode ser chamado, pode ser feita de forma manual ou por software. O estudo de 2016 mostra que foram testadas as duas formas, a extração de dados do software foi significativamente mais rápida, mas o percentual de concordância entre manual e automático foi muito próximo. O software pode ser usado para obter dados de gráficos de forma mais rápida, e estatisticamente com maior grau de confiabilidade. Uma das formas de avaliar o atendimento é através da mineração de texto, pode ser realizada de forma manual ou com auxílio de algum software, seguindo um método padrão. O SOBEK foi criado com princípio de interpretar textos e selecionar palavras chaves, bem como realizar a conexão de termos descritivos. O software é capaz de avaliar a repetição de palavras, relacioná-las criando nuvem de palavras interligadas. Uma das formas de também analisar banco de dados é a Matriz de Integração Disney® que consiste em um quadro desenvolvido para monitorar os padrões de atendimento por meio de um sistema preestabelecido para auxiliar no processo de análise e melhoria da qualidade do atendimento. A Matriz de Integração Disney® rastreia os padrões de serviço no processo de qualidade do atendimento. A mineração de texto, que consiste em um processo de transformação do texto em estrutura de forma para identificar padrões textuais. Esse estudo teve como objetivo analisar o processo de atendimento de seis hemocentros através das manifestações escritas dos doadores de sangue, utilizando os quatro elementos do padrão de atendimento Disney® e o software minerador de texto SOBEK. Através das manifestações descritivas de cada doador dos hemocentros no período entre 2012 a 2019 já categorizadas em satisfação, sugestão e reclamação foram subclassificação em segurança, eficiência, cortesia e espetáculo. As frases foram inseridas no software com parâmetros ajustados para geração de grafos.

Resultados

Foram 62.042 manifestações escritas sendo que foram excluídas 5.551 (8,9%) de frases que não faziam correlação com as categorias da matriz de integração Disney®. Avaliou-se 56.491 (91%) frases, e detectadas 44.107 (78%) satisfações, 8.063 (14,2%) a sugestões e 4.321 (7,6%) a reclamações. Contando e filtrando frases dos doadores de sangue em sete hemocentros de Santa Catarina com a Matriz de Integração Disney®, foi possível identificar suas opiniões reais (satisfações, sugestões e reclamações) no aplicativo SOBEK usando palavras-chave gerados pelos grafos.

Conclusão

O uso da Matriz de Integração Disney® e o software SOBEK foram fundamentais para analisar a opinião de cada doador, tornando possível observar os pontos que geram satisfação em grande parte das pessoas e os pontos em que necessitam de melhorias.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas