
Na execução do controle de qualidade (CQ) de hemocomponentes a definição de metodologias e equipamentos deve ser realizada respeitando as particularidades de cada hemocomponente. As características e capacidade analítica dos equipamentos devem ser adequados para realização das análises laboratoriais específicas de cada tipo de amostra, assegurando o fornecimento de resultados corretos e precisos. Nosso objetivo foi analisar os resultados de grau de hemólise obtidos com dois diferentes analisadores, o ABX Micros ES 60 e o Plasma Low.
Material e métodosRealizamos a análise de hemoglobina livre de 38 amostras de sobrenadantes de concentrados de hemácias no último dia de sua validade. As mesmas amostras foram analisadas, no mesmo momento, com o equipamento ABX Micros ES 60 e com o equipamento Plasma Low. Realizamos o cálculo para obtenção do grau de hemólise, que segundo a Portaria de Consolidação n°5 deve ser de até 0,8% da massa eritrocitária total do hemocomponente.
ResultadosAs amostras do sobrenadante analisadas pelo equipamento ABX Micros ES60 apresentaram média de grau de hemólise de 0,1% e desvio padrão de 0,26 enquanto as mesmas amostras analisadas pelo Plasma Low apresentaram média de 0,2% e desvio padrão de 0,24. Quando analisadas mediana e intervalo interquartil (IQR) obtivemos no ABX Micros ES60 mediana de 0% e IQR (0-0) e no Plasma Low mediana 0,2% (0,07-0,40).
DiscussãoAs amostras que apresentaram grau de hemólise igual ou acima de 0,8% no equipamento Plasma Low apresentaram os mesmos resultados pela automação no ABX Micros ES60, garantindo a segurança dos resultados obtidos pelo controle de qualidade de hemocomponentes. No entanto, valores de grau de hemólise abaixo de 0,5% não foram detectados pelo ABX Micros ES60, não sendo possível identificar tendência de aumento de hemólise quando realizado o CQ e consequentemente, não sendo possível a tomada de medidas corretivas antes de resultados inadequados.
ConclusãoA introdução do equipamento Plasma Low para as análises de grau de hemólise de concentrados de hemácias na rotina do CQ de hemocomponentes garante resultados mais precisos e a realização de melhorias de processos anteriores à necessidade de medidas corretivas.