
A seleção dos candidatos para a doação de sangue é umas etapas imprescindiveis para a avaliação e exclusão daqueles que possuam fatores, aos quais a doação poderia colocar sua própria saúde em risco. A determinação dos índices de hemoglobina/hematócrito é um dos outros critérios obrigatórios a serem avaliados de acordo com a Portaria 158 de 04 de Fevereiro de 2016 do Ministério da Saúde.O método mais conhecido e disponível no Brasil, envolve a coleta do sangue do candidato por meio de uma punção na polpa digital da qual se colhe um pequeno volume de sangue em um capilar, que posteriormente é analisado em equipamentos chamados de hemoglobinômetros, capazes de dosar a hemoglobina ou microcentrífugas que dosam o hematócrito. O TENSORTIP VSM difere do método mencionado anteriormente, pois se trata de um monitor de sinais vitais (VSM) pequeno, leve, não invasivo e portátil destinado à medição e exibição da hemoglobina e hematócrito entre outros parâmetros. A medição é realizada com a simples introdução do tecido capilar da ponta de um dos dedos para a medição dos índices hematimétricos.
ObjetivoO objetivo do trabalho é relatar a avaliação do dispositivo TENSORTIP VSM (Cnoga Medical, LTDA Israel), que possibilita uma medição rápida e indolor, hoje utilizado na rotina de determinação dos índices de hemoglobina/hematócrito na triagem de doadores de sangue do Banco de Sangue São Paulo.
MetodologiaA análise foi realizada pelo setor de triagem de doadores e pelo laboratório de controle de qualidade do Grupo GSH. No período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, foram comparadas 60 amostras de resultados de hemoglobina e o hematócrito de doadores de sangue pelo dispositivo TENSORTIP VSM e pelo Analisador Hematológico ABX Micros 60 (Horiba Medical). Foram elegidos como critérios de aceitação para a validação, as dosagens com índices hematimétricos podendo variar a hemoglobina (< +/- 2g/dL) e o hematócrito (< +/- 4%).
ResultadosNo período de análise o valor do coeficiente de variação do TENSORTIP VSM Hb g/dL (%CV = 8,17) é superior ao ABX Micros 60 (%CV = 7,03). Para o coeficiente de variaçao do TENSORTIP VSM Ht % (%CV = 7,15) é inferior ao ABX Micros 60 (%CV = 7,45). Não foi observada uma diferença significativa na média das 60 amostras analisadas dos valores de hemoglobina e hematócrito, utilizados como métodos de comparação.
ConclusãoAtravés do estudo de validação dos índices hematimétricos foi possível concluir que o TENSORTIP VSM apresenta uma tecnologia inovadora, com uma promessa revolucionária através de uma técnica de medição de hemoglobina/hematócrito totalmente indolor, cômoda, rápida, não invasiva e de fácil execução. Por ser um método não invasivo eliminando praticamente os riscos de infecção e contaminação, o que tornou o procedimento livre de acidentes por perfurocortantes se comparado ao método antigo utilizado. Os comparativos realizados dos índices de hemoglobina e hematócrito entre os métodos analisados, foram necessários para oferecer resultados confiáveis e precisos tornando o processo aceito e válido dentro dos critérios de elegibilidade.