Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S335 (outubro 2021)
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S335 (outubro 2021)
Open Access
ANÁLISE DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INAPTIDÃO TEMPORÁRIA E PERMANENTE DE CANDIDATOS À DOAÇÃO DE SANGUE NO PERÍODO DE JANEIRO A MAIO DE 2020
Visitas
1558
WS Telesa, RC Torresa, MHS Silvab, PCCS Juniora, AMMS Barrosc, AD Aledebboicloudcomd, MCS Maxlfihotmailcome, RNS Silvarutehotmailcomd, ALJ Moraisf, MF Costaa
a Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), Aracaju, SE, Brasil
b Faculdade AGES de Medicina, Jacobina, BA, Brasil
c Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
d Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, SE, Brasil
e Faculdade Pio Décimo (FAPIDE), Canidé de São Francisco, SE, Brasil
f Centro Universitário Estácio de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Introdução

Atualmente, um dos maiores problemas é grande demanda por sangue nos serviços de saúde e a sua falta nos serviços de hemoterapia tem se tornado grave problema de saúde pública. A doação de sangue deve ser voluntária e altruísta e a doação de repetição é a forma em que há melhor qualidade do sangue coletado, devendo ser motivada para que os doadores compareçam aos serviços para manutenção dos estoques reguladores.

Objetivo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar Inaptidão dos candidatos à doação em um Centro de Hemoterapia do Nordeste brasileiro, no período de janeiro a maio de 2021.

Material e métodos

Através de estudo retrospectivo, foi analisado em banco de dados informatizado institucional.

Resultados

Do total de candidatos a doação de sangue 14.562 indivíduos atendidos na pré-triagem clínica, 19,5% (2.851) foram inaptos. A avaliação dos doadores quanto ao gênero evidenciou 73,5% (2.098) era do sexo masculino e 26,4% (753) estavam na faixa etária de 20 a 40 anos.

Discussão

A proporção de doadores positivos para doenças infecciosas no grupo masculino foi significativamente superior à do grupo feminino. No período de janeiro a julho de 2015 ocorreu uma diminuição de inaptidão por motivo relacionado ao comportamento sexual, hemoglobina baixa, entre outros.

Conclusão

Conhecer o perfil do doador inapto é importante para a garantia da prática hemoterápica segura, evitando a transmissão de doenças infecciosas a partir da transfusão de sangue.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas