Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S435 (outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S435 (outubro 2024)
Acesso de texto completo
ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS CLÍNICAS E EXPRESSÃO GÊNICA DE WRAP53 E HTERT EM PACIENTES COM LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA
Visitas
274
RB Gadelhaa, BMD Nogueiraa, FMCP Pessoaa, RM Ribeirob, GS Lopesc, HG Martinsc, DF Silvab, MEA Moraesa, MOM Filhoa, CFAM Nunesa
a Laboratório de Farmacogenética, Departamento de Medicina, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil
b Serviço de Hematologia, Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Fortaleza, CE, Brasil
c Serviço de Hematologia, Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Fortaleza, CE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

A leucemia mieloide aguda (LMA) é uma doença mieloproliferativa clonal caracterizada pelo acúmulo de células imaturas e não funcionais devido a erros em seu material genético. Além da idade, outras características clínicas, como comorbidades e características moleculares e genéticas, influenciam o prognóstico na LMA. Aqui avaliamos a identificação de possíveis novos marcadores moleculares que auxiliam no prognóstico baseadas em alvos específicos contribuindo para a melhor estratificação dos pacientes.

Metodologia

Selecionou-se 116 pacientes diagnosticados com LMA atendidos no Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Geral Dr. César Cals e Hospital Maternidade São Vicente de Paulo. A análise da expressão gênica por RT-qPCR, foi realizada pelo método delta-delta CQ (2-ΔΔCQ), onde foram definidos critérios de seleção de expressão diferencial de FoldChange (FC), onde a expressão do gene de interesse é menor ou maior que 5 em relação à condição controle. O gene ABL foi utilizado como referência para os genes WRAP53 e hTERT. Para a análise dos resultados, os pacientes foram classificados em diferentes grupos, sendo, por idade, na contagem de leucócitos, sexo e risco citogenético. O teste estatístico de Shapiro-Wilk e o teste de Mann-Whitney foram utilizados.

Resultado

A comparação da expressão gênica em diferentes grupos de risco citogenético não revelou significância nos grupos FC < 5, WRAP53 (p = 0,2286); hTERT (p = 0,7813), e FC > 5, WRAP53 (p = 0,7030), hTERT (p = 0,4333). Em relação ao parâmetro sexo, diferenças significativas foram observadas nos grupos de FC < 5 tanto para WRAP53 (p = 0,0112) quanto para hTERT (p = 0,0289), mas não nos grupos FC > 5 (WRAP53 p = 0,4095; hTERT p = 0,1000). Na avaliação da expressão de WRAP53 e hTERT por idade, não foram encontrados resultados significativos para grupos FC < 5 (WRAP53 p = 0,4311; hTERT p = 0,7459) ou FC > 5 (WRAP53 p = 0,1841; hTERT p = 0,7486). Quando os pacientes foram categorizados pela contagem de leucócitos, não foram observadas diferenças em ambos os grupos de expressão FC < 5, WRAP53 (p = 0,2665); hTERT (p = 0,3089) ou para grupos FC > 5, WRAP53 (p = 0,1667); hTERT (p = 0,9121).

Discussão

Foi avaliado uma combinação de fatores clínicos onde encontramos apenas no sexo no grupo com FoldChange ≤ 5 de WRAP53 e hTERT significância estatística. Esses achados indicam uma possível influência do gênero na regulação desses genes. A expressão de hTERT não teve correlação significativa com as variáveis clínicas analisadas, corroborando outros estudos que também não encontraram associação com esses parâmetros. Em tumores sólidos, a hiperexpressão de WRAP53 é comumente associada à presença de metástase linfonodal e recorrência, indicando mau prognóstico.

Conclusão

Com base nos resultados, a análise da expressão de WRAP53 e hTERT em pacientes com LMA não revelou significância estatística. No entanto, diferenças estatisticamente foram observadas no grupo FC < 5 de WRAP53 e hTERT em relação ao gênero. sugerindo que a expressão gênica de WRAP53 e hTERT pode ser modulada por fatores específicos do sexo e que merecem investigação adicional.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas