
Úlceras de membros estão entre as mais complexas manifestações das Doenças Falciformes (DF). Essas lesões apresentam difícil cicatrização, risco de infecção e altas taxas de recorrência, com dor severa e progressiva em todas as etapas do tratamento; resultando em considerável impacto físico e psicológico. Auriculoterapia é um método de tratamento derivado da Medicina Tradicional Chinesa, com inserção de agulhas ou sementes em pontos específicos do pavilhão auricular, refletindo no sistema nervoso autonômico e levando a respostas fisiológicas e psíquicas, que incluem modulação da sensação dolorosa. O objetivo deste relato é expor os benefícios da auriculoterapia no manejo da dor nas diversas etapas de curativo de úlceras cutâneas.
Material e métodosAnálise retrospectiva da aplicação deEscala Visual Analógica de dor (EVA) pré, intra e pós procedimentos, e no intervalo entre atendimentos, além de descrição dos relatos dos pacientes. No acuponto auricular ShenMen foi aplicado laser de baixa potência (100 mW, vermelho, 660nm, 1J) para estimulação circulatória; seguido de agulhamento deste ponto para analgesia pré e intra procedimento. Imediatamente após os curativos, aplicadas sementes nos pontos: ShenMen, SNC, rim, fígado, baço, perna, ponto analgesia e ansiedade, com o objetivo de manter os benefícios no intervalo entre os atendimentos. Os procedimentos de curativo incluíram limpeza com soro fisiológico e desbridamento mecânico com cureta dermatológica 4 mm.
ResultadosCaso 1: Feminina, 56 anos, HbSS, portadora de úlcera em região maleolar externa à esquerda, aprox. 8 cm de diâmetro, plana, bordas regulares, leito com tecido misto de biofilme e granulação. No atendimento anterior, sem aplicação de auriculoterapia, relatava dor 8/10 pré procedimento e 10/10 intra, pós e nos intervalos de atendimento (a cada 4 dias). Na sessão com aplicação de auriculoterapia, relata dor 8/10 antes do procedimento, 0/10 intra procedimento e pós imediato, e 2/10 nos 4 dias até o retorno. Relata “dor leve, melhorou muito, quase não tive dor em casa”. Caso 2: Feminina, 38 anos, HbSS, úlcera maleolar externa à esquerda com aproximadamente 3,5 de diâmetro, e à direita com 2 cm, ambas planas, bordas regulares, leito com tecido misto de biofilme e de granulação. No atendimento anterior, sem aplicação de auriculoterapia, relatava dor 8/10 pré procedimento, 10/10 intra e pós imediato, e nos intervalos de atendimento 2/10 (a cada 4 dias). À aplicação de auriculoterapia antes da realização do curativo, paciente relata dor 8/10 pré, 1/10 intra procedimento, e 2/10 no pós imediato e nos 4 dias seguintes. Relata: “da última vez precisei chamar ajuda para ir embora, por causa da dor eu não conseguia andar, cheguei em casa chorando! Desta vez tive muito menos dor”.
DiscussãoO agulhamento do ponto auricular ShenMen proporciona alívio da ansiedade e nervosismo, por sua função tranquilizante e analgésica. Trata-se de um método de fácil e rápida aplicação; podendo ser utilizada de forma isolada ou em combinação com a fotobiomodulação de baixa potência demonstrada nestes casos. Têm o grande benefício de serem métodos de baixo custo, pouco invasivos e com raros efeitos colaterais, refletindo na qualidade de vida dos pacientes.
ConclusãoDemonstrou-se a promissora aplicação de terapias complementares como auriculoterapia na analgesia para procedimentos de curativos das úlceras de perna em pacientes com DF, com fácil aplicação e trazendo benefícios globais ao paciente.