
Descrever a experiência de membros de uma liga acadêmica de hematologia na realização das atividades de extensão após dois anos da pandemia de COVID-19.
MetodologiaTrata-se de um relato de experiência que tem como base a vivência deacadêmicos da Universidade Estadual de Feira de Santana na realização de atividades de extensãopresenciais e virtuais, de fevereiro a junho de 2022.
Descrição da experiênciaAs atividades de extensão estritamente presenciais, queestavam suspensas desde março de 2020 e reiniciaram em fevereiro de 2022, compreenderam oatendimento no ambulatório de hematologia e o acompanhamento da orientadora da liga acadêmicano atendimento portadores de neoplasias hematológicas na unidade de alta complexidade emoncologia (UNACON). Além do contato concreto com pacientes, essas experiencias possibilitaram adiscussão dos casos junto à orientadora e aos internos do curso de medicina que atendem também noambulatório. As ações realizadas presencialmente com pacientes contaram com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), considerando o contexto da pandemia de COVID-19.Ainda nesse contexto, todos os ligantes apresentaram comprovante de esquema vacinal completocontra o SARS-CoV-2. Além disso, em caráter virtual, foi realizada uma campanha para sensibilizaçãoà doação de sangue durante o junho vermelho, que constou numa série de 3 publicações nas redessociais da liga sobre os requisitos e contraindicações para doar, incluindo um vídeo em que os ligantesabordaram os mitos e verdades envolvendo o processo. Todas as atividades foram organizadas erealizadas integralmente pelos membros ativos da liga, o que estimulou o compromisso dosgraduandos com as tarefas e o envolvimento destes entre si.
DiscussãoAs metodologias de educação em modalidade virtual foram implementadas pelasinstituições de ensino superior desde o início da pandemia de COVID-19, como solução para acontinuidade do ensino nas universidades. Entretanto, as estratégias adotadas não foram capazes desolucionar plenamente as demandas: um dos limites do método virtual compreende a realização deatividades de extensão dentro das unidades de saúde. A retomada dessas atividades é de grandeimportância para a formação acadêmica por completo, uma vez que os projetos de extensão permitemao discente explorar e desenvolver suas habilidades, integrando a teoria à prática, o que possibilita aconstrução de novos conhecimentos e a troca de saberes. Em se tratando de acadêmicos de medicina,os benefícios encerram a preparação para o enfrentamento de eventuais pandemias e demais situaçõesemergenciais no futuro e a manutenção do atendimento à população que utiliza os serviços de saúde.
ConclusãoAssim, depreende-se que as atividades de extensão dentro da liga acadêmica,sobretudo as presenciais, são de enorme valia, de modo que possibilitam integração e contribuem paraa formação de qualidade do graduando de medicina. Percebe-se que a retomada dessas atividades foirealizada sob segurança e permitiu a ampliação da atuação da liga na sociedade.