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Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S642 (outubro 2022)
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A METODOLOGIA DA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL DE ESTUDO DE CASO COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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AEM Carlos, TF Oliveira
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
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Vol. 44. Núm S2
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Objetivo

Refletir sobre a importância da abordagem multiprofissional em estudos de caso como processo pedagógico-formativo de estudantes de pós-graduação do Programa de Residência Multiprofissional (PRM) e Médica em Hematologia e Hemoterapia do HEMORIO, enquanto meio de análise e ressignificação do cotidiano de trabalho no atendimento aos usuários sob diferentes especificidades profissionais.

Material e método

Abordagem de natureza metodológica qualitativa; observacional; e bibliográfico-documental, realizou-se um estudo interpretativo sobre a utilização do estudo de caso como problematizador e facilitador da compreensão acerca de fenômenos encontrados no contexto dos atendimentos em saúde.

Resultados

Identificamos propostas de promoção de ações de integralidade no atendimento e cuidado aos usuários dos serviços (como a inclusão do nome social nas fichas e sistemas de atendimento, e o quesito raça-cor a ser preenchido pelos profissionais); possibilidades de revisão do fluxo institucional; e a contribuição para proposições de mudanças das práticas profissionais individuais ou de processos coletivos de trabalho em saúde. Além disso, há o acionamento de habilidades em pesquisa como o olhar atento aos problemas existentes; a escolha da temática associada ao caso a ser apresentado; o planejamento da pesquisa; a técnica de coleta, análise e interpretação dos dados; as referências teórico analíticas e legislações pertinentes que embasarão o estudo.

Discussão

O PRM do Hemorio surgiu em março de 2017. Atualmente, é composto pelas seguintes categorias profissionais: Odontologia, Serviço Social, Enfermagem, Biomedicina e Medicina, as quais bimestralmente apresentam um estudo de caso como atividade obrigatória. A metodologia é considerada como uma das estratégias de pesquisa qualitativa, que permite o desenvolvimento de capacidades técnico-profissionais a partir da discussão entre as áreas inseridas nos atendimentos em saúde. O estudo de caso é uma ferramenta pedagógica que possibilita a articulação entre a teoria e a prática. A problematização multiprofissional busca o alcance de um atendimento mais equânime e integral dos usuários, trazendo a baila questões individual, coletiva, institucional, organizacional e relativa às políticas públicas sob o viés investigativo e interpretativo de normas, rotinas e da realidade social em sua totalidade, na qual se inserem os usuários, gestores e profissionais de saúde, em consonância com as diretrizes do SUS e a política de Humanização (HumanizaSUS). Como fruto das atividades, podemos citar como exemplos: a ampliação do debate sobre questões LGBTQIA+; étnico-raciais e racismo institucional; direitos das pessoas com deficiência, adesão ao tratamento etc.

Conclusão

O método do estudo de caso revela-se num estudo exploratório para a compreensão de um fenômeno social, pouco ou ainda não investigado no contexto em saúde. É uma estratégia teórico-científica de suma importância que propicia a dimensão investigava multiprofissional, onde observa-se a horizontalidade do saber entre as áreas, corroborando assim, com a promoção de uma escuta atenta e qualificada, do cuidado e da atenção integral à saúde como um estado biopsicosocial.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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