Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 3173
Acesso de texto completo
A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA MULTISETORIAL PARA O RESIDENTE DE ENFERMAGEM NA FUNDAÇÃO HEMOPA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visitas
48
PS Silva, RR Silva, NMDL Chaves, TC Franco, BARA Ruivo
Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, Belém, PA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Resume
Texto Completo
Baixar PDF
Estatísticas
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

Os programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde, são pautados por um processo pedagógico que integra saberes e práticas organizadas por eixos transversais, que são comuns a todas as profissões, eixos integradores e os núcleos inerentes a cada profissão. Nesse contexto se insere o programa de residência multiprofissional em hemoterapia e hematologia, que recebe anualmente oito residentes: 02 enfermeiros, 02 fisioterapeutas, 02 biomédicos e 02 farmacêuticos.

Objetivos

Relatar a experiência do processo de trabalho dos enfermeiros a partir da realidade vivenciada nos diferentes cenários de prática da Fundação centro de hemoterapia e hematologia do Pará.

Material e métodos

Estudo descritivo do tipo relato de experiência, o qual permite observar e analisar a dinâmica significativa da realidade no âmbito do trabalho nos diferentes setores da Fundação centro de hemoterapia e hematologia do Pará, no período de março a julho de 2024. Os residentes transitam por dezesseis cenários internos no primeiro ano, mediante um cronograma teórico-prático, com duração de uma semana em cada setor.

Resultados

Na área hemoterápica, foi trilhado o ciclo do sangue: captação, triagem e coleta de doadores, processamento de sangue, distribuição de hemocomponentes e hemovigilância. Na área hematológica, gerência de enfermagem, gerência sociopsicopedagógica, e os laboratórios de apoio à triagem laboratorial como a imunologia eritrocitária, triagem de doenças transmissíveis pelo sangue, biologia celular e molecular, controle de qualidade, hematologia clínica, análises clínicas, imunogenética, processamento celular e a gerência de esterilização, todos sob a supervisão dos preceptores de cada setor. Diante dessa experiência foi possível compreender o fluxo do ciclo do sangue; conhecer os critérios clínicos e laboratoriais para a elegibilidade dos doadores; acompanhar os processos de coleta convencional e por aférese; observar processamento, armazenamento, distribuição e rastreabilidade dos hemocomponentes; compreender a atuação da hemovigilância na segurança transfusional;e refletir a importância da qualidade dos insumos, esterilização e controle laboratorial.

Discussão e conclusão

A vivência estimula uma formação crítica e reflexiva no residente enfermeiro, reforçando a segurança na indicação e administração de hemocomponentes. Além disso, fortalece a atuação na educação em saúde, comunicação assertiva e integração multiprofissional. A vivência multissetorial dos residentes na Fundação HEMOPA aprimora a formação profissional, amplia o entendimento das estruturas institucionais e estimula a coordenação entre processos de trabalho. O enfermeiro potencializa sua atuação clínica, promovendo segurança transfusional e a qualidade no cuidado ao paciente.

Texto Completo

Referências:

Brasil. Secretaria de Educação Superior, Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Resolução CNRMS n° 2, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre Diretrizes Gerais para os Programas de Residência Multiprofissional e em Profissional de Saúde. Diário Oficial da União. 16 abr 2012.

Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas