Objetivos: O estudo de novas vias de sinalização envolvidas com o desenvolvimento da leucemia mieloide aguda (LMA) pode levar à identificação de novos alvos terapêuticos. Nosso grupo de pesquisa identificou o aumento da expressão gênica da Rho GTPase RHOC em LMA, que foi associado a uma pior sobrevida dos pacientes. O objetivo deste trabalho foi investigar as vias de sinalização celular relacionadas à RHOC em LMA através de bioinformática. Material e métodos: Dados clínicos e genômicos de 173 pacientes com LMA foram obtidos a partir de um estudo depositado no repositório cBioPortal for Cancer Genomics: The Cancer Genome Atlas (TGCA). A correlação da expressão gênica de RHOC com outros genes do genoma foi realizada pelo método de Machine Learning (pacote caret - R v. 3.6.1). Foi construída a rede de interações da proteína RHOC com as proteínas codificadas pelos 50 genes mais coexpressos utilizando o plug-in do STRING na ferramenta Cytoscape. Além disso, foi realizada a análise de enriquecimento de grupos de genes (GSEA) utilizando a base de dados Kyoto Encyclopedia of Genes and Genomes (KEGG). Resultados: A expressão de RHOC correlacionou positivamente com a expressão dos oncogenes RRAS (R = 0,67) e SRC (0,61; correlação de Spearman). Análises de machine learning comprovaram a correlação de SRC e RRAS com RHOC (alto grau de importância). SRC foi significativamente mais expresso em pacientes com risco citogenético desfavorável em comparação a pacientes com risco favorável neste estudo. A alta expressão de RHOC foi altamente associada a presença de mutações no gene TP53 (p = 0,0006). Mutações NPM1, CEBPA e WT1 também foram associadas a expressão de RHOC (p < 0,05; teste de Fisher). A rede de interações proteína-proteína indicou evidências de interação direta ou indireta de RHOC com as proteínas SRC, RRAS, PLEKHG2, CYTH1, MTSS1, NFATC1, CAPN2, PLEC e GAS2L1 (escore de confiança médio: 0,40). A análise de enriquecimento de grupos de genes mostrou que a expressão de RHOC está associada com processos biológicos como regulação da actina do citoesqueleto, via de sinalização de Ras, via de sinalização do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), desenvolvimento de LMA, entre outros. Discussão:RHOC está correlacionado com os genes RRAS e SRC que estão envolvidos na organização da actina do citoesqueleto; e na migração, transformação celular e atividade pró-oncogênica, respectivamente. A alta expressão de RHOC está associada a presença de mutações em TP53 que confere um pior prognóstico em LMA. Adicionalmente, a análise de GSEA também indiciou que RHOC pode participar de vias de sinalização relacionadas a migração celular, angiogênese e câncer. Conclusão: Os resultados desta pesquisa indicam que RHOC participa de vias de sinalização celular importantes para a leucemogênese em modelo de LMA. Financiamento: FAPESP, CAPES e CNPq.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisCiteScore Percentile indica a posição relativa de um título de série em seu campo de assunto.
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver mais