Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S902-S903 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S902-S903 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DA EQUIDADE
Visitas
183
AEM Carlos
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivos

Refletir sobre a importância da Educação Permanente em Saúde (EPS) como processo pedagógico que propicie debates e ações voltadas à ampliação do eixo Equidade em Saúde. Apresentar descritivamente as ações como resultados deste estudo.

Métodos

Abordagem qualitativa, observacional e bibliográfico-documental. Através de estudo interpretativo a partir de ações de EPS como problematizadoras e facilitadoras da compreensão dos fenômenos encontrados no contexto institucional.

Resultados

O eixo Equidade em Saúde foi inserido no plano de ações em dezembro de 2022, com indicações para reflexões sobre o atendimento aos pacientes testemunhas de Jeová, à população negra e às pessoas com deficiência (PCDs). Em março, abril e julho de 2023, realizamos três atividades pedagógicas envolvendo 121 participantes na discussão coletiva dos temas na instituição. 15/03 (48 participantes) – evento cultural “Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN): equidade pra valer” vinculado a campanha nacional de “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”. A ação contou com oficina de tranças, aferição de pressão arterial (doença de grande incidência na população negra) e orientações sobre a PNSIPN. 12/04 (51 participantes) – roda de conversa com a presença de representantes da “Comissão de Ligação com Hospitais para Testemunhas de Jeová”. 25/07 (22 participantes) – exposição dialogada “Mitos e Realidades sobre as Pessoas com Deficiência”, com representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Discussão

A EPS é um processo contínuo de aprendizagem em serviço que propicia um espaço de reflexão sobre questões presentes no cotidiano de trabalho. Atividade originada da avaliação coletiva dos processos de trabalho para proposições de práticas profissionais institucionalizadas, buscando a resolução de problemas e ações que gerem mudanças efetivas. Composta por equipe multiprofissional do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) que atuam em setores dos três principais serviços do Instituto: Hematologia, Hemoterapia e Ensino e Pesquisa. Dentre os eixos de trabalho, elegemos o eixo Equidade em Saúde como meio de reflexão para apresentar propostas de melhorias nos atendimentos e processos de trabalho na instituição. A problematização multiprofissional no âmbito da EPS busca o alcance de um atendimento mais equânime e integral dos usuários, trazendo a baila questões individual, coletiva, institucional, organizacional e relativa às políticas públicas sob o viés interpretativo de normas, rotinas e da realidade social em sua totalidade, em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e a política de Humanização (HumanizaSUS). Nas discussões pertinentes ao eixo, recorremos a políticas, legislações pertinentes e suas atualizações como a PNSIPN, através da Portaria GM/MS nº 992/2009; o Estatuto da Pessoa com Deficiência, exposto na Lei nº 13.146/2015; entre outras.

Conclusão

O quantitativo de participantes aponta significativo interesse para as ações de ampliação da Equidade. Somente com a análise da realidade em sua totalidade é possível propor mudanças que impactem positivamente nas rotinas em saúde. As atividades propostas pelo núcleo de EPS são estratégias pedagógicas facilitadoras do debate e do exercício empático para com os usuários e trabalhadores da saúde.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas