
Para a realização do Transplante de Células Tronco Hematopoéticas (TCTH) é necessário iniciar o processo de educação do paciente e sua família antes mesmo da etapa da internação, para tanto, o programa implementou consultas multidisciplinares, onde cada profissional aborda os cuidados direcionados de acordo com a sua área, as fases do tratamento e as orientações relacionadas ao pós alta para que a residência da família se torne um local de segurança para o paciente.
ObjetivosDescrever os benefícios das consultas multidisciplinares pré-TCTH em um hospital de referência no sul do país com foco no ensino do auto-cuidado e educação em saúde de forma precoce.
MétodoRelato da prática inovadora implementada como rotina pelo Programa de Assistência ao Transplante de Células Tronco Hematopoéticas (PATCTH) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Metodologia empregadaConforme a rotina do PATCTH, inicialmente o paciente é avaliado pela equipe de enfermagem que dá início ao processo de educação em saúde no âmbito do TCTH. Nesse momento são fornecidas as informações sobre os objetivos do tratamento e suas fases, incluindo as possíveis complicações, além de um histórico de saúde detalhado. Posteriormente, são realizadas as consultas com a farmácia, fisioterapia, psicologia, nutrição, serviço social e odontologia. Todos os profissionais têm como objetivo avaliar o paciente em diferentes aspectos, conforme cada área de atuação, e realizar as intervenções de educação em saúde necessárias, de modo a garantir o cuidado centrado no paciente. Após todas as avaliações, realiza-se a discussão do caso em um dos encontros do programa, onde é traçado o plano terapêutico compartilhado e definidas as próximas ações de educação em saúde, a partir das demandas identificadas.
ResultadosAs consultas multidisciplinares assistem o paciente em sua integralidade, possibilitando que cada profissional possa orientar o paciente e promover cuidados referentes à sua área de atuação. Foi notório que a abordagem prévia aproxima o paciente da equipe de saúde, iniciando e fortalecendo o vínculo com os profissionais que estarão presentes na sua internação, gerando confiança. Além disso, propicia que o paciente adquira conhecimento sobre suas próprias demandas, o que o torna protagonista do cuidado.
ConclusãoAtravés do entendimento do paciente em sua individualidade integrado ao seu contexto de vida, houve uma aproximação proporcionada pela escuta qualificada, pelo engajamento do paciente no seu próprio cuidado e na corresponsabilização do mesmo em seu tratamento.