Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S92-S93 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S92-S93 (October 2023)
Full text access
VALOR PROGNÓSTICO DAS RAZÕES HEMATOLÓGICAS EM PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA SUBMETIDAS A POLIQUIMIOTERAPIA
Visits
246
C Coradi, ACL Federige, RF Almeida, LL Smaniotto, AGH Campos, MB Leite, VP Silva, RO Matos, ME Freitas, ACA Goulart, BY Koizumi, MPA Berny, JFG Orrutéa, C Panis
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivos

O presente estudo objetiva investigar o valor prognóstico das razões hematológicas entre os componentes do hemograma em pacientes com câncer de mama em poliquimioterapia e relacioná-las às características clínico-patológicas da doença.

Materiais e métodos

Trata-se de um estudo piloto. Pacientes encaminhadas para procedimento cirúrgico no Hospital do Câncer de Francisco Beltrão (CEONC) com lesões sugestivas de carcinoma ductal infiltrante mamário (CDI) foram convidadas a participar. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido houve a caracterização histopatológica da biópsia, pacientes com presença de lesões benignas foram excluídas do estudo. Foram incluídas 70 pacientes do sexo feminino portadoras de CDI. As coletas de sangue para realização do hemograma foram feitas ao diagnóstico (D0) e no início de todos os ciclos de tratamento (D21 até D168). Para análise dos dados houve avaliação temporal de D0 a D168, comparando todos os parâmetros, através da análise de variâncias ANOVA pareada para medidas repetidas. Foi considerado significativo p < 0,05. Todas as análises estatísticas foram conduzidas no software Graphpad Prism versão 9.0 (Graphpad software, San Diego, CA, USA). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética Institucional sob CAAE nº35524814.4.0000.0107.

Resultados

Dentre as razões analisadas, as maiores significâncias estatísticas foram observadas nas comparações das razões eritrócitos/leucócitos (ERI/LEU) e eritrócitos/linfócitos (ERI/LIN) em relação aos diferentes períodos de tempo (D0 vs. D84, D105 e D126) em cada grupo, com valor de p < 0,0001. Além disso, a relação ERI/LEU mostrou significância entre os períodos D0 vs. D42 e D0 vs. D63. A relação ERI/LIN também apresentou significância no período D0 vs. D63, ambas com valor de p < 0,05. A relação ERI/LIN quando relacionada com a presença de linfonodos positivos, mostrou-se significante no período D147 e quando relacionada com a presença de sítios metastáticos, foi significativa nos períodos D105 e D147. Além disso, a relação ERI/LEU, quando relacionada com a estratificação de risco, apresentou significância estatística nos períodos D0, D21 e D168. Paras estas razões apresentadas, os valores de p foram inferiores a 0,01.

Discussão

A razão ERI/LIN mostrou significância no período D147 quando relacionada com a presença de linfonodos positivos, sugerindo aumento nos linfonodos afetados pela disseminação do câncer. Esta mesma razão apresentou significância em relação a presença de sítios metastáticos. No período D105, a razão ERI/LIN foi reduzida em pacientes com metástase e aumentada em D147, sugerindo que existem variações ao longo do tratamento que dependem do espelhamento da doença. Já a razão ERI/LEU apresentou-se significativamente reduzida em D0, D21 e D168 em pacientes estratificadas como alto risco de óbito e recidiva, ou seja, no início e final do primeiro esquema de tratamento quimioterápico, sugerindo que a relação ERI/LEU pode ser um indicador adicional na estratificação destas pacientes.

Conclusão

Os resultados indicam que as razões hematológicas podem ser importantes indicadores de prognóstico para pacientes com câncer de mama submetidas a poliquimioterapia, especialmente em relação a desfechos de pior prognóstico, como presença de metástases a distância e estratificação de risco de óbito e recidiva.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools