Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S508-S509 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S508-S509 (October 2023)
Full text access
VALIDAÇÃO DE TANQUE DE NITROGÊNIO VAPOR PARA O ARMAZENAMENTO DE CÉLULAS UTILIZADAS EM TERAPIA CELULAR.
Visits
238
AS Ramosa, ACL Alvesa, MRA Gomesa, VC Ginania, A Seberb, OMWO Félixa
a Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), São Paulo, SP, Brasil
b SBTMO ‒ Grupo de TMO Pediátrico SBTMO/SOBOPE, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info

Os equipamentos destinados ao armazenamento das células para uso em terapia celular são considerados críticos e devem ser validados e monitorados para garantir a segurança, qualidade, rastreabilidade, cumprimento das boas práticas laboratoriais e das diretrizes estabelecidas pelos órgãos regulamentadores. Existem dois modelos de tanque de nitrogênio, um que mantem o líquido dentro do tanque em contato direto com as bolsas e outro que mantém o nitrogênio líquido entre duas paredes, ou seja, o líquido não fica em contato direto com as bolsas e as células ficam na fase de vapor do nitrogênio. O objetivo deste estudo é descrever o processo para validação de tanque de nitrogênio vapor da marca Custom Biogenic Systems®série V 3000 para armazenamento de células para terapia celular segundo norma do fabricante Novartis.

Materiais e métodos

A primeira etapa foi realizar a descontaminação minuciosa de todo o equipamento com quaternário de amônia de uso hospitalar. Três cilindros com 128 kg de nitrogênio líquido foram usados para o primeiro abastecimento. Os cilindros foram ajustados para uma pressão de 22 psi conforme recomendação do fabricante do tanque e, assim, não causarem danos às solenóides. Este modelo de tanque tem capacidade para armazenar 70 litros de nitrogênio com evaporação de 9 litros por dia. A capacidade de armazenamento é de 468 bolsas de 250 mL. A validação ocorreu na sala de armazenamento que possui oxímetros, sistema de exaustão, reposição de ar externo com filtro G1, alarme sonoro e visual para indicar a saturação do oxigênio. A equipe utilizou todos os EPIs como luvas, avental e polainas criogênicas e protetor facial. O cilindro foi conectado para um primeiro resfriamento que ocorreu com a tampa do tanque aberta para evitar trincas no tanque. Foi utilizado um formulário para registar os dados da validação.

Resultados

A validação ocorreu no período de 26 de outubro a 07 de dezembro de 2022. O primeiro abastecimento utilizou dois cilindros de nitrogênio. Observamos que o início do resfriamento se deu quando o nível estava com 1,1 inches e -83°C e, no final do segundo cilindro, o tanque estava com 22 inches e temperatura de -194°C. Um cilindro foi utilizado apenas para o resfriamento inicial sem aumento do nível do líquido no display. Constatamos que 24 horas após o término do abastecimento o tanque estava com 12,5 inches e -178°C, 48 horas após 7,1 inches e -174°C e 72 horas após o display marcada zero inches e -114°C. O abastecimento e acompanhamento do decaimento do nível foi repetido quatro vezes.

Conclusão

O início do resfriamento do tanque vapor é uma etapa que requer cuidado para não danificar o equipamento. Um armazenamento seguro requer o abastecimento em dias alternados e a falta de abastecimento após 96 horas compromete a segurança das bolsas armazenadas. O parâmetro estabelecido na programação do tanque foi de temperatura de -196°C a -136°C e nível do nitrogênio de 7 a 21 inches.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools