Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S36-S37 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S36-S37 (October 2022)
Open Access
USO DE IBRUTINIBE NO TRATAMENTO DE ANEMIA HEMOLÍTICA AUTOIMUNE EM PACIENTE COM LINFOMA DA ZONA MARGINAL NODAL: RELATO DE CASO
Visits
580
P Eickhoff, LET Souza, VA Araujo, DC Ferreira
Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), Florianópolis, SC, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

A anemia hemolítica autoimune (AHAI) pode ser secundária a várias condições, como o Linfoma não Hodgkin (LNH). Nosso objetivo é relatar o uso de Ibrutinibe no tratamento de AHAI em paciente com LZM Nodal, um subtipo incomum de LNH.

Material e Métodos

O estudo tem caráter descritivo. Os dados foram obtidos através da análise do prontuário médico da paciente.

Resultados

Mulher, 60 anos, diagnosticada em 2013 com Linfoma da Zona Marginal Nodal, estadiamento IVB. Evoluiu com AHAI, resolvida após receber Prednisona 1 mg/kg/dia por 3 semanas, seguida de desmame gradual. No mesmo ano iniciou tratamento do LZM com R-CVP (Rituximabe, Ciclofosfamida, Vincristina e Prednisona) e apresentou remissão parcial após 8 ciclos. Teve novo episódio de AHAI em 2015 e 2016, tratada de forma eficaz com glicocorticoide. Em 2017 apresentou recorrência do evento autoimune, agora sem resposta ao glicocorticoide e com necessidade de 5 transfusões de concentrado de hemácias em um período de 3 meses. Devido a indisponibilidade de terapias alternativas, usou Ciclofosfamida 100 mg/dia por 5 dias a cada 4 a 6 semanas por 5 ciclos, sendo suspensa devido à ausência de resposta. Em 2019 obteve Rituximabe, e fez uso de 100 mg por semana por 8 semanas, mas não teve resolução do quadro. Investigado diagnósticos alternativos de anemia hemolítica, sem sucesso. Permaneceu dependente de transfusões sanguíneas semanais, somando aproximadamente 40 concentrados de hemácias transfundidos no período de 1 ano, e desenvolveu hemocromatose secundária, com níveis de ferritina de até 5.000 μg/L, em que foi iniciado Deferasirox, porém paciente apresentou intolerância gastrointestinal. Em 2020, devido a progressão do linfoma associada a anemia hemolítica refratária, foi iniciado Ibrutinibe 280 mg/dia. A paciente passou à independência transfusional logo após o início da terapia e a apresentar níveis normais e estáveis de hemoglobina após 9 meses do uso, com resolução dos sinais de hemólise e resposta completa do LZM. Apresentou efeitos colaterais, como neutropenia e plaquetopenia, sendo reduzida a dose para 140 mg/dia após um mês de uso; também apresentou diarreia. Paciente mantém-se com excelente controle do quadro hemolítico e do linfoma, sem novos episódios de AHAI há 2 anos do início do Ibrutinibe. Segue com indicação de sangrias terapêuticas devido a hemocromatose secundária.

Discussão

Descrevemos um caso de AHAI associada a LZM refratária a terapias de primeira linha, que teve resolução do evento autoimune após início de Ibrutinibe, um inibidor da tirosina quinase de Bruton (iBTK). Extrapolamos os dados referentes ao uso de Ibrutinibe para controle de AHAI em pacientes com outras doenças linfoproliferativas e levantamos a hipótese de que pacientes com LZM também se beneficiariam desse tratamento, o que foi confirmado pelo rápido controle da hemólise de nossa paciente após a introdução do iBTK, associado ao controle da neoplasia. A redução da dose do medicamento para 140 mg/dia devido a efeitos adversos não teve impacto no controle da hemólise.

Conclusão

Concluímos que Ibrutinibe pode ser eficaz no controle da AHAI associada a LZM, provavelmente devido às suas propriedades antitumorais e imunomoduladoras. Embora o iBTK tenha se mostrado eficaz no manejo da AHAI em nossa paciente, são necessários dados prospectivos de um maior número de pacientes e com seguimento mais longo antes de recomendar seu uso rotineiro no manejo de citopenias autoimunes no LZM.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools