Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S766 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S766 (October 2023)
Full text access
TRANSMISSÃO VERTICAL DE AUTOANTICORPO: UM RELATO DE CASO
Visits
309
CSR Araujoa,b, BA Machadoa, JS Palaoroa, EAM Pittb, G Orlandib, GM Schmidtb, V Rossatob, A Pasqualottib, LM Castilhoc
a Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (SHHSVP), Passo Fundo, RS, Brasil
b Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil
c Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

O objetivo do relato é descrever um caso de transmissão vertical de autoanticorpo para o recém nascido (RN) por uso de metildopa durante o período gestacional.

Relato de caso

C.M.V.A., 35 anos, G1C1, com histórico de hipertensão arterial sistêmica (HAS), em uso de Metildopa, fazendo-se necessário parto cesáreo por pico hipertensivo e restrição de crescimento intrauterino. RN pré-termo de 31 semanas mais 4 dias, com indicação de transfusão de plaquetas por plaquetopenia devido a sepse neonatal precoce, sem sinais laboratoriais de hemólise. Durante a realização dos exames pré-transfusionais na metodologia gel teste (Bio-Rad), RN apresentou classificação sanguínea O Rh(D) Positivo, Pesquisa de Anticorpos Irregular (P.A.I.) negativa, Coombs Direto (TAD) Poliespecífico positivo (2+), TAD Monoespecífico gG (3+) IgA (0) + IgM (0) + C3c (0) + C3d (0), Diluição de IgG positivo até 1:10 eSubclasses IgG1 e IgG 3 negativas, Eluato inconclusivo. Foi então realizado estudo imuno-hematológico da mãe, na metodologia gel teste (Bio-Rad), classificação sanguínea B Rh(D) Positivo, P.A.I. positiva, I.A.I. auto anticorpo anti-e, TAD Poliespecífico positivo (4+), TAD Monoespecífico gG (4+) IgA (0) + IgM (0) + C3c (0) + C3d (0), Diluição de IgG positivo até 1:100 eSubclasses IgG1 positivo e IgG 3 negativa, Eluato todo positivo. Os resultados do estudo imunohematológico da mãe sugerem um quadro de Anemia Hemolítica Auto-Imune induzida provavelmente pelo uso da medicação metildopa durante o período gestacional e que houve a transmissão vertical deste autoanticorpo para o RN.

Discussão

A Anemia Hemolítica Autoimune (AHAI) é definida por um nível de hemoglobina <10 g/dL com o TAD positivo. Além disso, deve haver pelo menos uma outra evidência laboratorial de hemólise (reticulócitos elevados, bilirrubina ou LDH ou hepatoglobinas reduzidas). A associação de AHAI com gravidez pode provocar anemia com risco de vida em até 50% dos casos, e natimorto ou anemia hemolítica grave pós-parto em até 40% dos bebês (Venkatachala et al., 2021). Já a doença hemolítica do feto e do recém-nascido é comumente causada por aloimunização materna de glóbulos vermelhos, com anticorpos da classe IgG que atravessam a placenta para destruir células eritróides fetais que expressam o antígeno envolvido. A amostragem direta de sangue fetal é o padrão-ouro para o diagnóstico de anemia fetal (Castleman; Moise; Kilby, 2020), o monitoramento fetal com ultrassonografia seriada deve ser iniciado a partir de 20 semanas da gestação para avaliar crescimento fetal e o Doppler a velocidade sistólica de pico da artéria cerebral média fetal para avaliar a anemia fetal, pois o teste do cordão umbilical costuma ser positivo e os anticorpos maternos podem causar anemia e icterícia nos primeiros dias ou anemia tardia em 4 a 6 semanas (Venkatachala et al., 2021).

Conclusão

Com o presente relato ressalta-se a importância do estudo imuno-hematológico em todas as gestantes independente da classificação sanguínea RhD para identificar, sempre que possível a causa da AHAI, concluindo o manejo adequado, para evitar a hemólise e sintomas relacionados, promover o aumento da hemoglobina e especificamente em mulheres gestantes, atentar para a passagem dos anticorpos IgG para o feto e possíveis complicações. Neste caso, foi um achado laboratorial identificado durante a realização dos exames pré-transfusionais.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools