Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S788 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S788 (October 2023)
Full text access
SOLICITAÇÃO DE RESERVA DE HEMOCOMPONENTES EM CIRURGIAS ELETIVAS CARDIOVASCULARES E TORÁCICAS EM UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE EM SÃO PAULO
Visits
225
AA Magagna, PRG Alves, JAD Santos, RA Bento
Grupo GSH, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

A reserva de hemocomponentes é uma prática fundamental em cirurgias de alta complexidade, especialmente em procedimentos cardiovasculares e torácicos. Neste estudo, analisamos a solicitação de hemocomponentes em um hospital particular em São Paulo, com foco em cirurgias eletivas cardiovasculares e torácicas, durante um período de 12 meses.

Métodos

Foram coletados dados retrospectivos de 1.459 procedimentos cirúrgicos eletivos realizados entre julho de 2022 e junho de 2023. A partir dos registros hospitalares, foram obtidas informações sobre as solicitações de reservas de hemocomponentes. As cirurgias foram classificadas em seis categorias: cardiopatia congênita, troca valvar, toracotomia, aneurisma de aorta, plastia valvar e revascularização de miocárdio. Foram registrados o número de óbitos e pacientes com alta após o procedimento, bem como a distribuição por gênero dos pacientes, percentual de utilização de recuperação intraoperatória de sangue (Cell Saver) e de utilização dos concentrados de hemácias reservados.

Resultados

Durante o período analisado, foi solicitada reserva para 441 procedimentos cirúrgicos cardiovasculares e torácicos, sendo preparado um total de 889 concentrados de hemácias e utilizados 128, resultando em um percentual de utilização de 14,4%. Quanto às categorias cirúrgicas, a cardiopatia congênita foi a cirurgia mais frequente com 247 procedimentos (56,01%), seguida pela revascularização do miocárdio com 84 procedimentos (19,05%). O procedimento de Cell Saver foi utilizado em 28% das cirurgias, a maior porcentagem de utilização foi observada na revascularização do miocárdio (70,3%) e na troca valvar (52,5%). Dos 441 pacientes, 92 (20,86%) evoluíram para óbito durante a internação, enquanto 349 (79,14%) tiveram alta hospitalar. Quanto à distribuição por gênero, 233 pacientes (52,87%) eram do sexo masculino e 208 (47,13%) do sexo feminino.

Discussão

Os resultados, destacam a importância da correta solicitação de reserva de hemocomponentes em cirurgias eletivas cardiovasculares. Isso deve ser feito, através da participação ativa da equipe de hemoterapia, junto ao corpo clínico do hospital durante o planejamento cirúrgico e elaboração dos protocolos de reserva. A utilização de Cell Saver possibilita menor utilização de transfusão alogênica durante e após as cirurgias, otimizando o manejo de estoque de hemocomponentes e diminuindo risco de complicações transfusionais. A taxa de óbito após cirurgia (20,86%) enfatiza a necessidade de uma abordagem criteriosa de transfusão sanguínea para reduzir complicações e melhorar os resultados pós-operatórios. Além disso, a distribuição equitativa entre pacientes masculinos e femininos ressalta a importância de considerar as particularidades de cada gênero na solicitação de hemocomponentes.

Conclusão

A análise da solicitação de reserva de hemocomponentes em cirurgias eletivas cardiovasculares e torácicas, demonstra a relevância do planejamento adequado de transfusões sanguíneas. Os resultados obtidos podem contribuir, para melhorar o protocolo de reserva cirúrgica, otimizar a gestão de estoque de hemocomponentes, melhorar a segurança dos procedimentos e aprimorar os desfechos pós-operatórios.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools