Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S968 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S968 (October 2023)
Full text access
SÍNDROME DE POEMS: RELATO DE CASO DE UM PACIENTE ATENDIDO NO INTERIOR DO PARANÁ
Visits
252
MCKD Nascimento, EG Locastre, CB Sousa
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

A síndrome de POEMS é uma doença multissistêmica raríssima na qual ocorre pico monoclonal de plasmócitos. Ela se distingue do mieloma múltiplo devido ao quadro clínico peculiar e a maior sobrevida média. As manifestações clínicas são as representadas pelo acrônimo POEMS: polineuropatia, organomegalia, endocrinopatia, proteína M (representando o pico monoclonal) e alterações cutâneas. A primeira e predominante manifestação clínica é a neuropatia motora e sensitiva, simétrica e bilateral, ascendente e progressiva. Inicia-se com parestesia e resfriamento de extremidades e evolui para falta de coordenação e fraqueza muscular. Na eletroneuromiografia, observa-se condução neural lenta, com latência distal prolongada e atenuação do componente muscular do potencial de ação.

Objetivo

O objetivo desse estudo foi descrever um relato de caso da Síndrome de POEMS em um paciente atendido no estado do Paraná.

Materiais e métodos

O estudo é um relato de caso, no qual foi descrita a apresentação e desfechos de um paciente portador de síndrome de POEMS e comparado com dados de literatura.

Resultados

Paciente masculino de 39 anos, com antecedente de hipotireoidismo, apresentava parestesia progressiva em membros inferiores, ascite abdominal significativa com visceromegalias, anorexia, perda ponderal e anemia. Foi levantada a suspeita de gamopatia monoclonal e solicitado eletroforese de proteínas, mielograma e eletroneuromiografia. Observou-se aumento das gamaglobulinas com pico monoclonal. O mielograma demonstrou gamopatia monoclonal de significado indeterminado e a eletroneuromiografia diagnosticou polineuropatia inflamatória desmielinizante crônica. Os achados levaram a suspeição do diagnóstico de síndrome de POEMS, pois o paciente apresentava os 2 critérios obrigatórios (polineuropatia e proteína monoclonal elevada), 1 critério maior (VEGF aumentado) e 1 critério menor (hipotireoidismo). Foi inicialmente instituído tratamento com corticoterapia. Posteriormente, foi prescrito quimioterapia com o esquema melfalano + prednisona + talidomida e optado por transplante de medula óssea. Após o tratamento, o paciente apresentou melhora significativa da sintomatologia.

Discussão

A síndrome POEMS apresenta menor número de lesões ósseas, curso indolente e maior sobrevida média quando comparada ao mieloma. O diagnóstico é realizado com as manifestações descritas no acrônimo POEMS, utilizando-se dos critérios obrigatórios, maiores e menores. É importante pensar no diagnóstico diferencial de doenças monoclonais em todos os pacientes portadores de polineuropatias. O tratamento é realizado com agentes imunomoduladores, glicocorticoides em doses altas e droga inibidora de proteassoma, para inibição da apoptose. Pode também ser realizado transplante de medula óssea, que tem melhores resultados. Neste estudo de caso, o paciente foi submetido a tratamento com imunomodulador (talidomida), corticoterapia em doses altas (prednisona) e submetido ao transplante de medula óssea, com boa resposta ao tratamento e melhora do prognóstico.

Conclusão

A síndrome de POEMS é uma doença proliferativa monoclonal plasmocitária que acomete o paciente sistemicamente e apresenta um curso indolente, porém elevada morbimortalidade. O diagnóstico desta condição é complexo e desafiador e deve ser realizado precocemente para iniciar o tratamento precoce e propiciar melhor prognóstico, como no paciente relatado no presente trabalho.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools