Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S859 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S859 (October 2023)
Full text access
SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES DA ENFERMAGEM
Visits
201
FH Modolo, GB Pessoas, GC Zanela, SB Baicere
MT-Hemocentro, Cuiabá, MT, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Identificar a síndrome de burnout na equipe de enfermagem nos últimos 10 anos, bem como relacioná-los com a prática profissional e apresentando possíveis medidas preventivas para implementação nos serviços de saúde ocupacional.

Materiais e métodos

Trata-se de estudo com delineamento descritivo e exploratório. Para a avaliação da incompletude considerou-se uma pesquisa qualiquantitativa com os profissionais da Enfermagem através de pesquisas científicas no banco de dados da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS).

Resultados

Com a prática dos estudos e resultados apurados, a equipe de Comissão Local de Saúde do Trabalhador do MT-Hemocentro como a contribuição para a qualidade da assistência da equipe multidisciplinar e a atenção à saúde dos servidores de um modo geral, além de consolidar a construção do SUS aplicando as ferramentas de gestão no serviço de hemoterapia embasando as normas regulamentadoras (NRs) trouxeram cases de sucesso nos setores da instituição, diminuindo o percentual de afastamentos dos servidores.

Discussão

O impacto do trabalho na saúde física e mental dos profissionais tem sido considerado importante nos últimos anos, pois a saúde do profissional deve vir em primeiro lugar, pois um corpo sadio almeja um bom trabalho. A atenção direta aos usuários durante o atendimento e o confronto com diversas doenças diariamente, faz com que o profissional, por mais preparado tecnicamente que esteja, desperte diversas reações e sentimentos relacionados ao estresse caracterizando síndrome de burnout. A diminuição da incidência de burnout pode ocorrer através da habilidade para administrar as situações estressoras do cotidiano, para isso, o profissional pode fazer uso de estratégias, que pode ser definida como uma resposta comportamental que o indivíduo emite para se adaptar de melhor forma diante do evento estressor. A(o) enfermeira(o) desempenha um papel fundamental neste processo, visto que é de sua responsabilidade identificar fatores estressantes, bem como, identificar precocemente a ocorrência da síndrome de burnout, para assim elaborar um plano de ação que solucione este problema, proporcionando ambiente de trabalho tranquilo e agradável, com a valorização do trabalhador e do paciente, contribuindo com a excelência do trabalho da enfermagem. Diante dos casos e conhecimento sobre a síndrome, é possível trabalhamos no enfoque da causa, onde iremos contribuir com todos os profissionais da categoria, a fim de amenizar todo aspecto emocional, psicossocial, sendo estes uma soma de fatores que acarreta ao problema de saúde. Uma vez diagnosticado, é possível revertemos o caso e trabalhamos os aspectos obtidos dentro do seu ambiente de trabalho.

Conclusão

Assim, compreende-se que o profissional de enfermagem atribui um significado ao processo de interação que o leva a contemplar, em suas ações, os aspectos técnicos do cuidar. Os enfermeiros, de maneira geral, estão em constante busca pela ampliação e manutenção de espaço e respeito junto à clientela e demais profissionais que integram a equipe de saúde. Assim, compreendemos que as classes de profissionais da Enfermagem precisam desenvolver métodos que venham prevenir a síndrome de burnout, na forma de diminuir esse índice que vem crescendo de forma alarmante. Esta temática irá contribuir para uma melhoria da qualidade de vida do profissional Enfermeiro dentro do seu ambiente de trabalho, além de trazer a satisfação profissional do mesmo. Frente a isso, trará condições inerentes e importantíssimas para um melhor rendimento no trabalho além de colaborar com o tratamento na coleta de dados de agravos para saúde mental.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools