Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S958-S959 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S958-S959 (October 2023)
Full text access
SAINT SEYA HEMATOLÓGICO: ELEVANDO O COSMO NO ENSINO DA HEMATOLOGIA
Visits
251
LFB Botelho, KJS Andrade
Universidade Federal da Paraíba (UFPA), João Pessoa, PB, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

Os instrumentos de avaliação tornam possível mensurar o desempenho individual do estudante e da turma em um determinadoconteúdo. Tais instrumentos se mostram úteis para que seja possível refletir sobre a qualidade do ensino, a dificuldade do assunto e a dedicação doestudante na busca do seu aprendizado. Metodologias lúdicas, criativas e divertidas impulsionam o estudante a se tornar um sujeito mais ativo noprocesso de ensinoaprendizagem, além de ser uma forma descontraída de avaliar os resultados da construção do seu conhecimento. O uso de metodologias ativas no ensino da Hematologia podem ser de grande valia para estimular o interesse dos futuros médicos na especialidade.

Objetivos

Refletir sobre uma experiência lúdica de avaliação em uma turma de estudantes do módulo de hematologia de uma universidade federal.

Materiais e métodos

A avaliação do conteúdo de hematologia teve como tema a série “Cavaleiros do Zodíaco”; consistiu na divisão da turma em trêsequipes, nomeadas como os personagens principais do desenho (Shun, Shyriu e Hyoga), que por sua vez se caracterizaram como os personagensos quais representavam. A avaliação, feita por meio de slides interativos, foi dividida em etapas que consistiam em cada casa do zodíaco, as quaiseram aleatoriamente preenchidas com perguntas abertas sobre o conteúdo, prendas e perguntas sobre os conhecimentos gerais. Os representantesde cada equipe estavam livres para voluntariamente sentar nas cadeiras da frente, onde iriam responder as perguntas; os mesmos estavam em constanterotatividade no jogo, o que fez com que a maior parte da turma tenha contribuindo ativamente na atividade. Quanto menos erros no jogo,melhor seria a nota final da equipe.

Discussão

O jogo de Cavaleiros do Zodíaco, idealizado pelo docente coordenador domódulo, demonstrou ser uma forma diferenciada de avaliação do conteúdo da hematologia. O fato do mesmo proporcionar diversão e descontração,além de incentivar a interação e criatividade dos estudantes mostra a importância de sair do óbvio no que diz respeito às formas avaliar o processode ensinoaprendizagem do estudante no curso superior. Atividades em grupo fortalecem laços de companheirismo, além de proporcionar possibilidadespara o estudante aprender com os seus próprios erros, visualizar o conteúdo de uma maneira diferente através do ponto de vista de colegase de memorizar pontos importantes sobre o assunto.

Conclusão

Participar desse tipo de avaliação demonstra que trabalharo conteúdo de uma matéria pode ir além de elaborar provas objetivas ou dissertativas para serem feitas individualmente. Diversificar as formas deavaliação colabora com a construção de novos conhecimentos e habilidades que serão usados na formação do estudante como um profissionalqualificado. Utilizar a criatividade para construir avaliações divertidas é uma estratégia que pode ter como resultados positivos uma maior motivação,satisfação e engajamento do discente em relação a sua formação e aprendizado.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools