Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S215-S216 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S215-S216 (October 2023)
Full text access
REVERSÃO DA TOXICIDADE HEPÁTICA COM AJUSTE DA DOSE DE NILOTINIBE EM PACIENTE COM LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA: A IMPORTÂNCIA DO MANEJO DE EVENTOS ADVERSOS PARA A MANUTENÇÃO DA RESPOSTA OBTIDA
Visits
247
LGR Barbosa, AM Pires, ABM May, TCO Gigek, D Azuma, JPS Siqueira, JR Moraes, TMD Gese, M Higashi, ER Mattos
Hospital Amaral Carvalho (HAC), Jaú, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivos

Descrever um caso de Leucemia Mieloide Crônica em uso de Nilotinibe e a avaliação dos aspectos clínicos, toxicidade e discussão sobre o manejo do tratamento.

Material e métodos

Relato de caso por meio de coleta de dados do prontuário de paciente atendido e acompanhado no Hospital Amaral Carvalho.

Resultados

Paciente previamente hígida, com 48 anos, diagnosticada em 03/06/2019 com leucemia mieloide crônica – em fase crônica; apresentou BCR-ABL p210 positivo no exame qualitativo, biópsia de medula óssea compatível. Cariótipo com ausência de metáfase; Sokal e EUTOS baixo risco. Paciente iniciou o uso de Imatinibe na dose de 400 mg por dia em 29/06/2019; entretanto em agosto/2019 apresentou evento adverso não hematológico – rash maculopapular cutâneo grau 3 (pela graduação CTCAE) – com acometimento de 60% da superfície corporal associado a prurido – sem melhora com tratamento sintomático; suspenso Imatinibe com resolução do quadro, porém recorrência do rash maculopapular - quando retornado o uso - na mesma intensidade e prejuízo clínico com interferência nas atividades diárias, portanto, indicado a troca de medicação; optou-se pelo Nilotinibe – paciente com baixo risco de distúrbios metabólicos. Paciente com boa tolerância e aderência ao uso de Nilotinibe na dose de 400 mg de 12 em 12 horas – apresentou reversão total de rash maculopapular, resposta hematológica e resposta molecular com BCR-ABL/BCR (0,91. Contudo, em 04/11/2019 paciente evolui com toxidade hepática com aumento das transaminases com TGO de 316 U/L (toxicidade grau 3) e TGP de 716 U/L (toxicidade grau 4); foi reduzido dose de Nilotinibe para 200 mg de 12 em 12 horas e evoluindo com progressiva melhora e normalização total após 40 dias do ajuste da dose. Após três meses de uso, paciente se manteve com resposta hematológica, molecular maior e citogenética – sem nenhuma evidência de toxicidades - seja hepática ou cutânea; optado por escalonamento da dose do Nilotinibe para 400 mg de 12 em 12 horas; paciente permaneceu assintomática, com resposta mantida e sem novos eventos adversos até o momento atual.

Discussão

A hepatotoxicidade pode ocorrer com qualquer inibidor de tirosina kinase (ITK); é conhecido que particularmente o Bosutinibe e Nilotinibe – embora os eventos adversos mais descrito são leves alterações das transaminases – casos mais graves são relatados; o Nilotinibe compete com UDP glucuronosiltransferase e pode resultar em hiperbilirrubinemia não conjugada – também de fácil manejo – não justificando a suspensão da droga.

Conclusão

Embora a hepatotoxicidade induzida pelos ITK e particularmente o Nilotinibe são descritas com frequência, a maioria dos eventos são de leves a moderados e manejáveis sem a necessidade de suspensão da droga; o ajuste da dose e a avaliação de potenciais interações medicamentosas é imprescindível para o adequado manejo. É impossível refutar que inúmeras drogas apresentam metabolismo hepático com efeito de hepatotoxicidade direta ou indireta por aumento de metabólitos secundários. Conhecer os possíveis efeitos e a correta monitorização seja clínica ou laboratorial do perfil hepático é condição “sine qua non” para o bom uso da droga, evitando assim suspensões desnecessárias, e consequentemente a manutenção da boa resposta terapêutica obtida.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools