Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S343 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S343 (October 2022)
Open Access
RESPOSTA AO TRATAMENTO: ELTROMBOPAG NA PEDIATRIA
Visits
535
N Dortaa, TEA Sampaioa, MT Calorea, CC Martinsb
a Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), Guarulhos, SP, Brasil
b Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

Descrever dois casos clínicos de pacientes Portadores de Trombocitopenia Imune (PTI) crônica que apresentaram boa resposta terapêutica ao uso do Eltrombopag.

Materiais e métodos

As informações foram obtidas através de revisão de prontuário eletrônico.

Relato de caso

Caso 1: Paciente 7 anos, diagnostico de PTI há 1 ano e 4 meses, refratário a tratamento com corticoterapia e imunoglobulina. Iniciado Eltrombopag com dose primária de 25 mg dia, sem resposta após 1 mês, progredida dose para 50 mg dia com uma resposta plaquetária após 34 dias de 21000 U/mm3 para 169000 U/mm3, sem intercorrências clínicas. Caso 2: Paciente 14 anos, PTI pós COVID, diagnosticado há 1 ano e 11 meses, refratário a terapia com corticoide, imunoglobulina e azatioprina, iniciado Eltrombopag 50 mg dia com resposta plaquetaria após 1 mês de 15000 para 401000 U/mm3, sem intercorrências clínicas.

Discussão

A trombocitopenia imune caracteriza-se por um processo imunomediado, onde ocorre a degradação de plaquetas com contagem total menor 100,000U/mm3. é classificada como crônica quando o tempo de doença ultrapassa 12 meses e pode trazer grande morbidade aos seus pacientes, não só pelos sintomas e prejuízo na qualidade de vida, como pelos efeitos colaterais das terapias a longo prazo. o presente estudo relata 2 casos de trombocitopenia imune crônica em crianças, refratária às terapias tradicionais, que apresentaram boa resposta terapêutica ao uso de Eltrombopag. O Eltrombopag é um agonista oral não peptídico do receptor da trombopoietina que age estimulando a produção de plaquetas. Um estudo randomizado, multicentrico, controlado por placebo, PETIT 2, comprovou a eficácia e segurança do uso do Eltrombopag na faixa etária pediátrica, estabelecendo as doses iniciais de 25 a 50 mg/dia para pacientes de 6 a 17 anos, sendo sua dose maxima diária recomendada de 75 mg. Nos estudos PETIT e PETIT 2, o tratamento com Eltrombopag demonstrou uma resposta plaquetária satisfatória, contagem de plaquetas de pelo menos 50,000U/mm3, entre 1 e 6 semanas de uso, sem necessidade de terapia de resgate. foram observados também uma redução nos sangramentos e de medicações concomitantes. não foram constatados eventos adversos graves, e os efeitos relativos a medicação encontrados se relacionavam a alteações laboratoriais hepatobiliares, logo tendo seus parâmetros de normalidade restabelecidos após descontinuação do uso.resultados semelhantes também foram encontrados em um estudo observacional de centro único realizado na china. Embora ainda haja poucos estudos sobre o uso do eltrombopag na faixa etária pediátrica, estes têm apresentado resultados semelhantes aos encontrados em adultos, porém sem descrição de eventos trombóticos ou malignidade.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools