Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S656-S657 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S656-S657 (October 2023)
Full text access
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA AQUISIÇÃO DE UNIDADES MÓVEIS COMO ESTRATÉGIAS DE COLETAS EXTERNAS DE SANGUE E CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA EM MUNICÍPIOS MATOGROSSENSES
Visits
246
GC Zanela, IC Borralho, RCF Krause, GB Pessoas, FH Modolo
MT-Hemocentro (SES/MT), Cuiabá, MT, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Descrever a experiência do MT-Hemocentro na aquisição de unidades móveis como estratégias de coletas externas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea em municípios Matogrossenses.

Materiais e métodos

Estudo do tipo relato descritivo da experiência da aquisição de unidades móveis como estratégias desenvolvidas pelos gestores e profissionais do MT-Hemocentro em coletas externas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea em municípios Matogrossenses.

Resultados

Em 2022 o MT-Hemocentro, subsidiado pela Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso adquiriu duas unidades unidade móveis para de coleta externas de sangue e cadastro do REDOME. Sendo, uma carreta semirreboque e um caminhão, com equipamentos modernos para a coleta de doação de sangue e cadastro de medula óssea.  Em 2023, o Hemocentro lançou o programa “MT-Hemocentro Itinerante”, com cronograma que abrange os municípios mato-grossenses em articulação com as unidades regionais de saúde, UCTs (Unidades de Coleta e Transfusão) e ATs (Agências Transfusionais) dos municípios, articulados pelos Escritórios Regionais de Saúde (ERS).

Discussão

Mato Grosso ocupa uma área de 903.366,192 km², equivalente a 9,43% do território nacional. O Estado está organizado em 22 microrregiões e cinco mesorregiões, onde se localizam 141 municípios. Com imensa extensão territorial e população de 3.658.813 pessoas (IBGE, 2022), faz necessário para atender melhor os Matogrossenses, as unidades móveis de coleta externa de sangue e cadastro de doadores de medula adquiridas. As unidades móveis tem o objetivo de

c

aptar, cadastrar, coletar bolsas de sangue, além de cadastrar candidatos a doação de medula óssea no REDOME, na baixada cuiabana e em todas as regiões de saúde do Estado de Mato Grosso. A doação é um gesto de amor e de solidariedade ao próximo que tem contribuído para a manutenção do serviço do MT-Hemocentro em todo o Estado. O serviço do MT-Hemocentro é imprescindível para a saúde da população mato-grossenses visto que este é o único banco de sangue público do estado e beneficiam todos os hospitais e prontos-socorros públicos. A aquisição das unidades móveis promove a saúde pública no Estado, aumentando o número de doadores de sangue, promove a acessibilidade e aumenta o número de possíveis doadores de medula óssea, além de fomentar as 14 Unidades de Coleta e Transfusão e 26 agências transfusionais. O programa “MT-Hemocentro Itinerante”, promove a gestão participativa dos serviços de saúde de maneira voluntária entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios. As unidades percorrerão uma das diretrizes do SUS é a garantia de acesso do usuário a atenção à saúde em tempo adequado e de forma acessível. O MT-Hemocentro em sua rota inclui empresas e instituições públicas ou privadas da baixada cuiabana, para dar acessibilidade e aumentar a produção de plaquetas, pelo fato de realização das coletas serem locais e viabilizarem tecnicamente a produção deste hemocomponente.

Conclusão

Em virtude dessas aquisições, o MT-Hemocentro adquiriu novos equipamentos, aumentou o quadro de servidores públicos, atualizou os treinamentos internos, implementou critérios de comunicação com a rede de compõe todo os serviços de saúde no Estado. Desta forma, as unidades móveis tem demonstrado na prática o fortalecimento entre as unidades de saúde e promoção a saúde pública, alcançado o maior número de doadores de sangue e candidatos a doação de medula óssea.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools