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Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S666-S667 (October 2023)
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RELATO DE EXPERIÊNCIA: ACREDITAÇÃO DO HEMOCENTRO SEGUNDO REQUISITOS DA ISO 9001:2015
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DGPML Santosa, AS Silvaa, AF Moraisa, DSL Costaa, YMA Cavailléa, AFC Oliveiraa, TFM Belmontb
a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife, PE, Brasil
b Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, PE, Brasil
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Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

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Objetivo

Relatar a experiência de implantação do sistema de qualidade no Hemocentro Coordenador Recife/Pe (HEMOPE) com base na ISO 9001:2015.

Metodologia

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que abrange desde a fase de contratação da empresa responsável pela consultoria da auditoria até a fase pós-auditoria e avaliação dos resultados. O período de avaliação para acreditação ocorreu entre maio 2017 a fevereiro 2022.

Resultados e discussão

A acreditação foi iniciada com a contratação de uma empresa de auditoria com a finalidade de realizar a consultoria para avaliar os requisitos necessários para obter a certificação ISO 9001:2015. Antes de iniciar os critérios para receber a qualificação da ISO, foi necessário rever os processos que não eram monitorizados por indicadores de qualidade e nem padronizados pela instituição. Após definir todas as diretrizes, fora estabelecido a implantação do planejamento estratégico e operacional visando garantir que os objetivos fossem alcançados dentro do período programado.  Foram criados processos de auditoria interna, bem como estratégias para corrigir as não-conformidades eventualmente encontradas e ao mesmo tempo introjetar a nova perspectiva de mudança no comportamento institucional dos colaboradores do HEMOPE. Foi implantado e padronizado em todo hemocentro o Manual de Qualidade que permitiu estabelecer todas as diretrizes para fins de acreditação da auditoria externa, prevendo confecção  de 11 (onze) SIPOC's que tinham o objetivo de mapear os processos e fluxos das áreas do hemocentro, elaboração de mais de 50 Protocolos Operacionais Padrão (POP) bem como a programação de atualizações e treinamento em serviço periódico, criação de formulários para registro de evidência de todas as ações executadas. Em março de 2021 foi realizada a primeira auditoria externa para fins de certificação, os colaboradores, gestão e direção foram confrontados a respeito dos processos e registros da instituição, nesta auditoria teve pontos de melhoria, principalmente em relação a estrutura física da unidade, porém os processos, registros e treinamento estavam de acordo com os requisitos da ISO, neste contexto o HEMOPE foi aprovado e recebeu a primeira certificação. Após um ano, em março de 2022, houve a segunda auditoria externa, a qual teve como o resultado a revalidação da certificação, houve grande melhoria inclusive na estrutura física do hemocentro, em relação aos processos, estavam todos em conformidade com o que estava preconizado, garantindo assim a permanência da certificação. O modelo de gestão de qualidade quando pautado em diretrizes eficientes e reconhecidas internacionalmente ajustados aos propósitos finalísticos da hemorrede pública estadual, conforme os ordenamentos legais que originaram a sua organização, viabilizam mais segurança nos processos realizados, mais otimização dos recursos, assim como a melhoria continua e valorização dos colaboradores.

Conclusão

Ao longo do processo foi possível perceber que ao garantir a certificação da ISO 9001:2015  o sistema de qualidade se ajustou aos critérios do organismo internacional, garantindo a qualidade e segurança dos processos do ciclo do sangue por meio da elaboração dos instrumentos padronizados, dos fluxos de atendimentos, treinamentos periódicos da equipe.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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