Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S692 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S692 (October 2023)
Full text access
RELATO DAS CAMPANHAS INTERNAS NA FUNDAÇÃO HEMOCENTRO DE BRASÍLIA NO PRIMEIRO QUINQUEMESTRE DE 2023
Visits
198
ARA Lima, JD Silva, JPL Oliveira, LL Farias, PLD Santos, RRC Silva
Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Brasília, DF, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Relatar o quantitativo de campanha interna (CI) da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) no primeiro quinquemestre de 2023; descrever a taxa de comparecimento dos agendamentos e de inaptidão desses grupos, bem como caracterizar as CI sobre o uso do transporte, dia da semana, categorias de grupos demandantes e importância no alcance das metas institucionais.

Material e métodos

Coletados dados secundários da planilha de controle setorial da Gerência de Captação, Registro e Orientação de Doadores da FHB do período de janeiro a maio de 2023; e revisados no SistHemo, software de gerenciamento dos dados de doação na FHB.

Resultados

Foram realizados 408 agendamentos de CI no período, sendo 168 nos sábados (41,17%). Foram efetivadas 294 CI com expectativa de 4.296 candidatos à doação. Destes, 3.233 compareceram (75,25%); absenteísmo de 24,75% e média de 11 pessoas por campanha. Utilizaram o transporte da FHB 74,83%, sendo a oferta de vaga para até 91,66% dos grupos. Foram aptos para doação 73,58% dos candidatos das CI, taxa de inaptidão de 26,41%. As instituições parceiras foram categorizadas em: igreja (28,57%), instituição de ensino (27,89%), instituição privada (11,22%), grupo de amigos (10,88%), órgão público (10,54%), militares (6,12%) e ONG (4,42%).

Discussão

As campanhas internas são grupos de 10 a 15 pessoas, vinculados às instituições parceiras. No entanto, 114 campanhas (27,94%) não foram efetivadas principalmente por solicitação do multiplicador de cancelamento ou por falta de quórum, demonstrando dificuldade de captação e, em muitos casos, falha na orientação previamente ao agendamento. Evidencia-se a preferência por agendamento aos sábados e pelo uso do transporte. Há a oferta de 6 a 8 horários de transporte gratuito da FHB diariamente. A aptidão no período está abaixo da expectativa de 80%, mostrando uma taxa de inaptidão acima de 20% e da média total institucional. Conhecendo as instituições parceiras, realiza-se o reconhecimento do público alvo para sensibilização dos grupos e desenvolvimento de projetos. Essa ferramenta tem o potencial de aumentar o percentual de doadores de repetição uma vez que frequentemente retornam com novas demandas de agendamentos. Ressalta-se que as CI contribuem para difundir a cultura da doação de sangue, pois podem estar atreladas a palestras educativas e, com o acesso à informação, auxiliam para reduzir a taxa de inaptidão.

Conclusão

O quantitativo de campanhas internas é importante ferramenta para atender a demanda transfusional nos serviços públicos do DF, devido à garantia de quantitativo significativo de doadores por horário e como incentivo à doação de repetição. Ressalta-se a importância do trabalho de orientação e de educação em saúde, anterior à campanha, para a redução da taxa de inaptidão e aumento do comprometimento com consequente diminuição do absenteísmo. O presente estudo aponta a necessidade de focar em grupos de igrejas e de instituições de ensino, bem como na manutenção do transporte gratuito e vagas aos sábados.  Reforçar projetos relacionados à disseminação da cultura de doação deve ser uma aspiração para alcance das metas institucionais.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools