Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S657 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S657 (October 2023)
Full text access
PROJETO ENCANTAMENTO – ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ATRAVÉS DE DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA ELABORADA PARA INCLUSÃO DOS COLABORADORES DO BANCO DE SANGUE EM IDEIAS E AÇÕES QUE GEREM NOS DOADORES UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NA SUA TRAJETÓRIA DA DOAÇÃO DE SANGUE: EXPERIÊNCIA DA UNIDADE GSH-BSST
Visits
249
CM Duarte, MZ Colonese
Grupo GSH, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

A fidelização dos doadores de sangue segue sendo  fundamental para o processo de obtenção e  produção do sangue seguro. A experiência do doador ao longo da sua trajetória na doação pode ser o fator mais determinante para sua fidelização. Neste valor, foi elaborado o projeto com intuito de não apenas satisfazer o doador de sangue, mas o encantar com seu ato de amor ao próximo. Nossa intenção foi tornar a doação de sangue não apenas um hábito e sim uma realização pessoal fundamentada em valores humanistas e de consciência social.

Objetivo

Criar estratégias através da visão dos colaboradores do Banco de sangue para  encantar o doador na sua doação, valorizando a equipe na sua potencialidade de se tornar um time capaz de trabalhar em formato de uma orquestra uníssona. Utilizar a capacidade individual de demonstrar valores através do desenvolvimento de estratégias factíveis que, de forma simplista e humana, pudessem ser  sentidas pelos doadores  em detalhes no seu percurso dentro do Banco de Sangue.

Metodologia

O projeto ocorreu em 4 fases. 1ª- Construção do  conceito de Encantamento pelo grupo: foi entregue a cada colaborador um questionário com o objetivo de identificar o entendimento individual do conceito encantamento e assim construir o conceito do grupo; 2ª - Coleta de ideias individuais para Encantar: instituído no vestiário, uma ficha na qual por 7 dias, os colaboradores expressaram suas sugestões em forma de ideias de ações que poderiam gerar as sensações desejadas nos doadores;  3ª- Análise das ideias e construção da proposta : realizada a compilação,   análise e seleção das ideias que seriam realizadas na unidade. 4 fase - Execução das propostas e definição da forma de análise da efetividade das mesmas:

participação nas pesquisas de satisfação, com

análise da parte aberta a comentários e  o retorno de doadores esporádicos e de primeira vez por 6 e 12 meses após o início. A execução das ações ocorreram de março de 2019 a março de 2020.

Resultados

Observou-se aumento da dedicação, com entusiasmo e orgulho individual da equipe na participação da experiência do doador com a aplicação das suas ideias. Houve grande  melhora da participação dos doadores nas pesquisas de satisfação e  em seus   comentários, com inclusão de elogios entusiastas. Identificado aumento de 8% nos doadores de repetição em 6 meses do projeto e de 14% nos 12 meses. E de 9% nos doadores de primeira vez em 6 meses do projeto e de 16% após 12 meses.

Discussão

O envolvimento dos colaboradores os tornaram em um time com ações diferenciadas em grupo e individuais de empatia pelo processo de doação e com pequenos atos mudaram o comportamento  dos doadores durante a sua doação. A percepção pelos doadores do acolhimento foi bem percebido através de suas posturas e comentários.

Conclusão

Entendemos que o encantamento dos doadores é possível e traz impacto em aumento de números de doações e retorno do mesmo. O envolvimento da equipe na construção da ação  é peça chave nesse processo.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools