Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S642 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S642 (October 2023)
Full text access
PRODUÇÃO DE PAINEL DE HEMACIAS SELECIONADAS PARA AUXILIAR NO DESCARTE E CARACTERIZAÇÃO DE ANTICORPOS IRREGULARES
Visits
232
JVB Oliveiraa, DR Novaca, FJ Luza, CK Kanachiroa, V Tsugaoa, MCAV Conradoa, V Rochaa,b, A Mendrone-Juniora, CL Dinardoa
a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, São Paulo, SP, Brazil
b Serviço de Hematologia e Terapia Celular, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

Os Eritrócitos são células que possuem um glicocálix repleto de carboidratos e proteínas na sua porção extracelular que atuam diretamente no funcionamento e estrutura mecânicas da célula. Cada indivíduo possui um rearranjo especifico e característico dessas proteínas, de acordo com a sua carga genética. A variabilidade entre essas proteínas nos apresenta um total de 354 grupos sanguíneos já descritos capaz de induzir aloimunização, caso esses antígenos sejam apresentados a um organismo que não apresentem a mesma composição antigênica. Uma vez detectado um anticorpo irregular, a especificidade precisa ser determinada, porém os reagentes comerciais apresentam uma constituição fenotípica que condiz com a maioria dos fenótipos da população e nem sempre um anticorpo raro é capaz de interagir com esses reagentes.

Objetivo

O objetivo desse trabalho é produzir painéis de hemácias a 5% contendo antígenos raros e fenótipos selecionados, para fins de descante de anticorpos irregulares em nossas rotinas.

Metodologia

Hemácias de doadores de sangue proveniente da coleta em de tubos com K3EDTA (anticoagulante) após termino dos testes imunohematologicos dos doadores de sangue no Departamento de Imunohematologia de Doadores, as amostras que possuem fenótipos diferentes ou raros foram enviadas ao controle de qualidade e divididas em dois grupos. O primeiro onde as amostras foram armazenadas do modo que chegou e o segundo grupo onde as amostras tiveram o plasma retirado e foram re-suspensa em solução anticoagulante contida nas bolsas de coleta de sangue utilizada na instituição, acrescida da solução de SAG também contida nestas bolsas, levando em consideração o volume de sangue da amostra. Após este processo as amostras são guardadas em geladeira de 2‒8°C até a montagem do painel. No dia da montagem do painel as amostras são lavadas e ressuspensa em solução preservante (RED BLOOD CELL STORAGE SOLUTION – IMMUCOR) na concentração de 3%‒5%, após isso são envazados em frascos especifico para montagem do Painel. Neste momento também é montado um diagrama contendo a fenotipagem deste doador e caso tenha a genotipagem também é incluída. A validade do painel é de 35 dias. Após o preparo é realizando inspeção de qualidade do reagente de Glóbulos vermelhos observando grau de hemólise, reações de reatividade e especificidade para anticorpos pré-selecionados. Durante o armazenamento, são realizados testes de controle de qualidade semanalmente nas amostras conforme descrito acima. Os períodos de testes analisados foram de Mai/2023 a Jul/2023 de Jul/2023 até o presente momento.

Resultado

As amostras que não foram tratadas previamente antes do preparado do painel obtiveram hemólise significante (2+) já no 4 dia após o envase e este permaneceu ate o ultimo dia analisado. Com relação as amostras tratadas previamente, essa característica não foi observada, não sendo detectada hemólise no dia do preparo e nem nos dias subsequentes ate o 35º dia avaliado.

Conclusão

Hemácias coletadas e logo armazenadas em temperaturas ideais em solução conservante apresentaram um grau de hemólise consideravelmente ideal e mais duradora durante o tempo de análise.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools