Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S839-S840 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S839-S840 (October 2023)
Full text access
PERFIL DOS PACIENTES COM ARTROPATIA HEMOFÍLICA GRAVE SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOPÉDICA DA HEMORREDE DO CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DE SANTA CATARINA
Visits
301
RR Iop, JSS Ferreira-Filho, G Genovez, A Beretta, VKB Franco, JSF Donadel, CO Kurimori, AL Nunes, DT Oliveira
Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), Florianópolis, SC, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Descrever o perfil dos pacientes com artropatia hemofílica (AH) grave submetidos à cirurgia ortopédica na Hemorrede do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC).

Materiais e métodos

Trata-se de um estudo observacional transversal analítico realizado no HEMOSC, na cidade de Florianópolis/SC. Foram revisados os prontuários eletrônicos dos pacientes que foram submetidos a cirurgia ortopédica entre os períodos de agosto de 2019 a julho de 2023 e coletados os dados referentes a idade, tipo e gravidade da hemofilia, presença de inibidor, tipo de fator, tipo de profilaxia, comorbidade, local, estratégia e o tipo de cirurgia, amplitude de movimento (ADM), e índice de massa corporal (IMC).

Resultados

As cirurgias ortopédicas ocorreram em 12 pacientes com diagnóstico de hemofilia A (91,7%) e hemofilia B (8,3%), 50% moderada e 50% grave, média de idade de 40,50 ± 9,97 anos, média de IMC de 26,33 ± 2,14, com sobrepeso (58,3%). O tipo de fator VIII mais frequente foi o fator plasmático (58,3%) e 8,3% fator IX. A presença de inibidor manifestou-se em três pacientes (25%), dos quais dois de baixo título (16,7%) e um de alto título (8,3%). As comorbidades incluíram hepatite C (25%), hepatite B (16,7%) e um (8,3%) soropositivo para HIV. A ADM do joelho e do quadril apresentou contratura de flexão (> 15%) em 90% dos casos no período pré-operatório. Foram realizadas 16 (80,0%) artroplastias totais de joelho (ATJ) e quatro (20,0%) artroplastias totais de quadril (ATQ), das quais apenas uma ATJ de revisão. Desses, seis foram ATJ bilateral (37,5%), quatro ATJ unilateral (25%), dois ATQ unilateral (50%) e uma ATQ bilateral (25%). Houve diferença estatisticamente significativa na ADM de extensão de joelho direito (p = 0,046) e esquerdo (p = 0,018) comparando-se antes e após a cirurgia. Não houve diferença estatisticamente significativa no arco do movimento (p = 0,255).

Discussão

ATJ é a intervenção cirúrgica mais comum em pacientes com hemofilia como demonstrado no presente estudo. Já a ATQ é menos comum, mas o envolvimento do quadril compromete seriamente a qualidade de vida. A ADM pré-operatória é geralmente considerada o preditor mais importante do resultado funcional após ATJ, a maioria dos pacientes apresentou redução maior que 15% na flexão no pré-operatório, especialmente no joelho. Sabe-se que a rigidez pré-operatória do joelho, com uma ADM ≤ 50 pode prejudicar significativamente os resultados clínicos devido às características da hemofilia, como tendência ao sangramento, deformidade óssea prolongada, contratura dos tecidos moles e atrofias musculares que podem impactar no período pós-operatório. A ADM é uma preocupação no pós-operatório e geralmente é difícil de alcançar. Houve diferença estatisticamente significativa na ADM de extensão de joelhos direito e esquerdo comparando-se antes e após ATJ, demonstrando que a artroplastia pode auxiliar na redução da contratura muscular.

Conclusão

O perfil dos pacientes identificados foi de hemofilia A com gravidade moderada ou alta, em adultos, com sobrepeso. O tipo de fator VIII mais frequente foi o plasmático. A maioria apresentou contratura de flexão maior que 15% no pré-operatório. Em relação à cirurgia prevaleceu a ATJ bilateral. Houve diferença estatisticamente significativa na ADM de extensão de joelho direito e esquerdo comparando-se antes e após a cirurgia. Este estudo, destaca-se por ser um trabalho pioneiro no estado do SC envolvendo cirurgias ortopédicas para este tipo de população.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools