Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S668 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S668 (October 2023)
Full text access
PERFIL DE DOADORES DE SANGUE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO HEMOCENTRO DA REGIONAL SUDOESTE II
Visits
242
MCQ Oliveira, ACN Mendes, AP Araújo, DS Goulart
Hemocentro Regional de Jataí (HEMOGO Jataí), Unidade vinculada à Rede Estadual de Hemocentros - Rede HEMO, Jataí, GO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Descrever o perfil dos doadores de sangue no Hemocentro da Regional Sudoeste II, durante os três anos da situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (Pandemia da COVID-19), para um diagnóstico situacional e possibilitar projetos de captação e fidelização de doadores de sangue.

Materiais e métodos

É um estudo descritivo, com a análise de dados do Hemocentro Regional de Jataí – HEMOGO Jataí, usados para avaliação do setor do Ciclo do Doador, através de planilhas Excel e dados do software HEMOVIDA, no período de março de 2020 a maio de 2023.

Resultados

O perfil dos doadores aptos do HEMOGO Jataí, no período foi composto por doadores do sexo masculino (56,47%) e com faixa etária acima de 29 anos (63,79%). Quanto à periodicidade da doação, tivemos mais doadores esporádicos nos dois primeiros anos (69,22% e 40,44%), já nos anos seguintes houve um aumento de doadores de 1ªvez (47,73% e 54,14%). Quanto à inaptidão, houve um predomínio de doadores do sexo feminino (59,55%), com faixa etária acima de 29 anos (55,82%), exceto em 2022, que ocorreu maior número de inaptidão em doadores abaixo de 29 anos de idade (50,41%).

Discussão

A maioria dos doadores foi do sexo masculino e com idade acima de 29 anos, durante a Pandemia da COVID-19, seguindo o que se viu no Brasil no ano de 2020. Observamos uma queda no número de doadores esporádicos e de repetição, o que difere da periodicidade de doadores das unidades hemoterápicas públicas brasileiras. Analisando o perfil desses doadores, é perceptível a hegemonia de doadores do sexo masculino. Considerando que no Brasil, conforme a legislação vigente, o intervalo mínimo de doações no sexo masculino é de dois meses, sendo no máximo quatro vezes ao ano, e para as mulheres é a cada três meses, com no máximo, três doações anuais, o que pode ser observado no 9ºBoletim de Produção Hemoterápica – HEMOPROD. Os doadores que mais realizaram doações no período tinham idade acima de 29 anos, a mesma faixa etária descrita na literatura brasileira (20 a 30 anos). Esse grupo geralmente está em boas condições de saúde, sendo potenciais doadores de repetição. Quanto aos doadores inaptos, observamos que a maior causa de inaptidão é por outros motivos, porém no HEMOGO Jataí, quando se iniciou a vacinação em massa contra a COVID-19 (junho a agosto de 2021), tivemos um aumento da inaptidão devido à vacina. A segunda maior causa de inaptidão foi pela dosagem de hemoglobina baixa, principalmente no sexo feminino, podendo ser explicado por possuírem uma propensão à presença de anemia em virtude de menores reservas de ferro, quando comparadas ao sexo masculino.

Conclusão

Os doadores de sangue do HEMOGO Jataí, durante o período da Pandemia da COVID-19, predominaram doadores do sexo masculino, idade acima de 29 anos e perfil de doação esporádica, sendo maior o número de doadores de 1ªvez. Reafirmando a necessidade continua de ações da equipe de captação na fidelização desses doadores.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools