Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S293-S294 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S293-S294 (October 2022)
HEMOSTASIA E PAREDE VASCULAR: BIOLOGIA
Open Access
PERFIL DE CITOCINAS PRODUZIDAS EM PACIENTES COM HEMOFILIA A ADQUIRIDA EM UM ESTUDO LONGITUDINAL
Visits
468
JO Frade-Guanaesa,b,c, AP Racanellia,b, LH Siqueiraa, C Costa-Limaa, SS Medinaa, NM Foschia, LGR Limaa, AP Franciscoa, MP Colellaa, SAL Montalvãoa, GG Yamaguti-Hayakawaa, MC Ozeloa,b
a Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
b Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
c Centro Universitário Adventista de São Paulo, Engenheiro Coelho, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

A hemofilia A adquirida (AHA) é uma doença hemorrágica adquirida rara caracterizada pela presença de autoanticorpos neutralizantes anti-FVIII. Sua incidência é maior em indivíduos idosos e há poucos estudos que permitem compreender os mecanismos fisiopatológicos responsáveis pela quebra da tolerância imunológica e pela autorreatividade dos linfócitos B.

Objetivos

Determinar os mecanismos imunes envolvidos na AHA através da avaliação longitudinal da produção de citocinas por linfócitos B e T isolados de pacientes com AHA.

Método

Este é um estudo unicêntrico longitudinal que incluiu 20 pacientes diagnosticados com AHA. As células mononucleares de sangue periférico (PBMC) foram coletadas dos pacientes durante todo o acompanhamento, incluindo: (1) ao diagnóstico antes do início da terapia imunossupressora (TI), (2) durante a TI, (3) quando alcançaram remissão completa (RC, com títulos de inibidor <0,6 UB/mL e FVIII >50 UI/dL), ou (4) quando considerado falha ao tratamento, ou recidiva. Para as análises celulares, o PBMC foi descongelado e cultivado em meio RMPI-1640, na proporção de 7,5 × 105 células/poço em placas de 48 poços. Após 24h, as células foram estimuladas com 1 UI/poço de fator VIII recombinante (rFVIII). Após 24h, as células foram marcadas com anticorpos monoclonais anti-CD4, anti-CD25-FoxP3, interleucina (IL)-17a, IL-4, TGF-b, IFN-γ, TNF-α, IL-21, anti-CD19, BAFF, APRIL e SHIP-1 e analisadas por citometria de fluxo no citômetro FACSCalibur™.

Resultados

A TI de primeira linha mais utilizada foi a combinação de prednisona e ciclofosfamida (85%), seguida da monoterapia de prednisona (10%) ou ciclofosfamida (5%). Desta coorte, 70% dos pacientes alcançaram remissão completa, onde 55% mantiveram a remissão sustentada e 15% recaíram. Além disso, 10% foram censurados, 10% evoluíram com falha à TI e 10% ainda estão em acompanhamento. Ao comparar os níveis intracelulares das interleucinas (IL) de indivíduos saudáveis com dos pacientes ao diagnóstico, observou-se que todos os pacientes com AHA possuem produção aumentada de IL produzidas por diferentes tipos de linfócitos TCD4+, incluindo: Th17 [IL-17a (p = 0,0002) e TGF-b (p = 0,004)] e Tfh [IL-21 (p = 0,007)]. Além disso, foi possível observar aumento na expressão de APRIL (p = 0,001) e BAFF (p = 0,005). Ao diagnóstico os pacientes que recidivaram ou falharam após TI também apresentaram elevada produção de IL em células Th1 [TNF-a (p = 0,006) e IFN-γ (p = 0,0007)] e Th2 [IL-4 (p = 0,004)]. Observamos anteriormente que mais de 90% dos pacientes com AHA produzem IgG4 anti-FVIII ao diagnóstico. Encontramos correlação positiva entre a IgG4 e os níveis intracelulares de IL-4 (r = 0,8986) e IL-21 (r = 0,9856) ao diagnóstico dos pacientes que recidivaram.

Conclusão

Nesse estudo os pacientes com remissão completa sustentada apresentaram resposta imune Th17 e Tfh. Além disso, observamos uma resposta imune Th1 e Th2, associada a elevada expressão do BAFF nos pacientes que posteriormente evoluíram com recorrência da resposta autoimune ao FVIII.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools