Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S666 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S666 (October 2023)
Full text access
PANORAMA DE ADESÃO A DOAÇÃO DE SANGUE ENTRE COLABORADORES DE HOSPITAIS PARTICULARES NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
Visits
267
K Todeschini, VA Brum, MECS Correa, ECG Venezia, EM Oliveira, BS Monteiro, F Akil, VPCD Santos, JS Campos
Grupo GSH, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

Este estudo teve como objetivo identificar os fatores motivacionais e não motivacionais relacionados à doação de sangue entre os funcionários de hospitais, bem como o conhecimento sobre os locais de coleta.

Material e métodos

Durante o período de fevereiro a junho de 2022, realizamos uma pesquisa com colaboradores de quatro hospitais. Os questionários foram disponibilizados em todos os setores dos hospitais por meio de formulários online e também manual. A identificação pessoal dos participantes não foi obrigatória. Os hospitais foram divididos em dois grupos com base na proximidade do centro coletor mais próximo. O Grupo A incluiu hospitais a uma distância de até 5 km, enquanto o Grupo B incluiu hospitais a uma distância de até 30 Km.

Resultados e discussão

No Grupo A, participaram 269 colaboradores, sendo 72% mulheres e 28% homens. A maioria era da área de saúde (70%), e 49% já haviam se candidatado à doação, mas apenas 37% doaram efetivamente. Os principais motivos de inaptidão foram anemia, peso insuficiente e doenças prévias ou uso de medicamentos. Apenas 15% dos colaboradores conheciam o serviço de coleta que ficava a até 5 km de seus locais de trabalho. No Grupo B, participaram 90 colaboradores, sendo 84% mulheres e 16% homens. A maioria era da área de saúde (92%), e 53% já haviam se candidatado à doação, mas apenas 43% doaram efetivamente. Os principais motivos de inaptidão foram anemia e doenças prévias ou uso de medicamentos. Apenas 20% dos colaboradores conheciam o serviço de coleta que ficava a até 30 km de seus locais de trabalho. A captação de doadores e a disseminação do conhecimento sobre doação de sangue representam desafios para os serviços de hemoterapia. No Grupo A, a falta de tempo foi uma das principais justificativas para não doar, enquanto no Grupo B, a falta de tempo e a ausência de um motivo específico foram mencionados como razões para nunca se candidatarem. A motivação mais comum entre os doadores em ambos os grupos foi a possibilidade de salvar vidas. Apesar dos recursos visuais disponíveis e das ações de captação junto aos familiares de pacientes, a maioria dos colaboradores desconhecia o ponto de coleta do serviço de hemoterapia ao qual estava associado.

Conclusão

É essencial desenvolver estratégias de treinamento e disseminação de informações sobre doação de sangue direcionada aos profissionais que trabalham em ambiente hospitalar, independentemente de sua área de atuação. Isso pode aumentar a conscientização sobre a doação e incentivar mais colaboradores a se tornarem doadores e propagadores do tema dentro da unidade hospitalar.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools