Journal Information
Vol. 42. Issue S2.
Pages 494 (November 2020)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 42. Issue S2.
Pages 494 (November 2020)
831
Open Access
PANDEMIA E PRODUTIVIDADE: DESENVOLVIMENTO DE CURSO EAD EM HEMATOLOGIA
Visits
1503
L.S. Barros, I.S.A. Mesquita, F.M. Arruda, E.R.M. Gurgel, V.F. Bezerra, D.Z.F. Alencar, L.G. Albuquerque, G.B. Lima, A.V.A. Araújo, F.W.R.D. Santos
Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text

Objetivo: Relatar experiência de acadêmicos de medicina no desenvolvimento de um curso no modelo de educação a distância (EAD) durante a pandemia do Covid-19. Método: Estudo qualitativo do tipo relato de experiência, relatando a realização de um curso de 40 horas ocorrido entre 29/07 e 31/08, divulgado por meio do Instagram, havendo 3.929 inscritos, com inscrições realizadas por meio da plataforma Even 3, assim como certificados e distribuição de materiais complementares. As aulas foram transmitidas pelo aplicativo Stream Yard e projetadas no Youtube. Relato: O curso nomeado de “Temas Essenciais em Hematologia para Médicos Generalistas” ofereceu informações sobre a hematologia, assunto pouco abordado no meio acadêmico. Nos primeiros dias de divulgação obtivemos mais de mil inscritos, finalizando com quase quatro mil, contando com alunos de vários estados do Brasil e até de outros países. Durante o curso, as principais dificuldades foram problemas de áudio, pouca experiência dos palestrantes com plataformas digitais, entendimento dos inscritos sobre as regras para certificação e estimular a adesão às aulas. Para remediar essa situação, foram feitos vídeos explicativos tanto para os palestrantes quanto para os inscritos, troca do microfone para a melhoria do áudio e disponibilização de materiais complementares, como flashcard, questões e artigos pertinentes, assim como sorteios com auxílio de patrocinadores, para manter a adesão dos inscritos. Discussão: Segundo portal do MEC, EAD é uma modalidade educacional que faz uso de tecnologias para fornecer troca de informações entre professor e aluno em lugares ou tempos diferentes. O modelo EAD vem ganhando espaço no Brasil, no início como forma de prover educação para indivíduos, por exemplo, que não podem pagar por um curso presencial ou não conseguem se deslocar para o local. Contudo, diante do cenário atual, a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o EAD possibilita continuar adquirindo conhecimento na vigência do isolamento social, imprescindível para contornar a situação que assola nosso país. Desenvolver um curso de hematologia no modelo EAD, principalmente por ser gratuito, é vantajoso no sentido de proporcionar uma maior democratização do ensino, reduzir as limitações de barreiras geográficas e temporais, além de nos permitir respeitar a quarentena e nos manter ativos academicamente. Apesar das vantagens, existem também impasses no EAD, como a necessidade de o docente remodelar sua prática para suprir essa nova demanda, precisando adaptar-se ao uso de novas tecnologias, assim como problemas inerentes à utilização da internet e aparelhos eletrônicos, que estão, muitas vezes, além da capacidade dos organizadores do curso de resolver, por exemplo, sinal de rede fraco ou falhas na transmissão do vídeo. Conclusão: Em suma, apesar das dificuldades no desenvolvimento de um curso inteiramente EAD, é evidente que os benefícios advindos dessa modalidade de ensino são superiores, pois, como foi possível observar ao longo do curso, propiciam a oportunidade de amenizarmos os déficits educacionais em face do isolamento social, além de aumentar a interação humana em um período onde ela se faz mais necessária e ainda disseminar conhecimento. Ademais, é uma excelente oportunidade para os docentes se familiarizarem com os avanços tecnológicos e para os alunos desenvolvedores do curso amadurecerem ante as adversidades.

Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools