Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S257-S258 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S257-S258 (October 2022)
Open Access
PANCREATITE AGUDA COMO APRESENTAÇÃO ATÍPICA DE MIELOMA MÚLTIPLO: RELATO DE CASO
Visits
482
RBD Santosa, VHM Melob, LR Soutoa, MBES Borgesa, AA Sousaa, PHR Farinaa, DMD Carmoa, EF Goularta
a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil
b Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

Relatar o caso de uma apresentação incomum de Mieloma Múltiplo em paciente sem comorbidades preexistentes e destacar a relevância de incluir tal entidade nos diagnósticos etiológicos diferenciais.

Material e métodos

Foi realizada avaliação inicial e acompanhamento contínuo de uma paciente do Hospital de Clínicas de Uberlândia com investigação clínica e laboratorial, e instituído tratamento, bem como feita revisão da literatura na base de dados Scielo e PubMed.

Resultados

M.A.A, 58 anos, branca, previamente hígida e assintomática, admitida com relato de que em dezembro/2021 iniciou com dor abdominal de moderada a forte intensidade, recorrente associada principalmente com ingesta de alimentos ricos em gordura, submetida a EDA na ocasião sendo constatada gastrite enantematosa leve e tratada com sintomáticos. Referiu persistência do quadro e evolução com astenia, hiporexia, náuseas, piora da dor abdominal “em faixa” e perda ponderal não intencional de cerca de 5kg no período, negava febre, uso de bebidas alcoólicas e medicamentos. Realizou por facultativo exames laboratoriais sendo evidenciado elevação importante de enzimas pancreáticas (amilase: 780, lipase: 856) e tomografia de abdome com sinais de inflamação aguda no pâncreas. Durante propedêutica laboratorial e radiológica para elucidação etiológica, foi constatada anemia do tipo de doença crônica (hemoglobina 7,9), elevação de escorias nitrogenadas (creatinina 8,62 e ureia 147) e estudo das vias biliares com ausência de cálculos que justificassem quadro pancreático. Realizada eletroforese de proteínas e imunofixação com presença de proteína monoclonal IgG/Lambda e cadeia leve lambda isolada com beta-2-microglobulina elevada; mielograma com evidência de 20,4% de plasmócitos com presença de atipias e biópsia de medula óssea com quadro morfológico e perfil imuno-histoquímico compatível com mieloma múltiplo com restrição de cadeia leve lambda. Afastada doença de depósito associado com biópsia de gordura abdominal negativa para coloração vermelho do congo. Instituído tratamento com dexametasona, talidomida e bortezomibe com boa resposta.

Discussão

O mieloma múltiplo é uma neoplasia relativamente rara e tem como apresentação clínica mais conhecida a hipercalcemia, anemia, disfunção renal e dor óssea, porém pode cursar com diversos sinais e sintomas variados e segundo estudos, as apresentações clássicas podem chegar a apenas 20% dos casos diagnosticados já em fase tardia. Logo, conhecer as manifestações atípicas dessa neoplasia torna-se relevante na prática clínica.

Conclusão

A taxa de sobrevida dos pacientes portadores de mieloma múltiplo é diretamente associada ao diagnóstico e tratamento precoce e por ser responsável por cerca de 1% de todas as mortes por câncer e capaz de acometer diversos órgãos, incluir tal patologia nos diagnósticos diferenciais etiológicos de doenças relativamente comuns, como a pancreatite, é imprescindível para instituir a propedêutica e intervir de maneira adequada o mais rápido possível, mudando o curso da doença.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools