Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S36-S37 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S36-S37 (October 2023)
Full text access
PADRÕES DE USO DE VOXELOTOR EM UM ESTUDO MULTICÊNTRICO DO MUNDO REAL DE PACIENTES COM DOENÇA FALCIFORME
Visits
288
B Andemariama, M Idowub, N Shahc, R Drachtmand, A Glarose, M Achebef, A Nerog, F Montealegr-Golcherh, S Curtisi, C Minnitii
a New England Sickle Cell Institute, University of Connecticut Health, Farmington, Estados Unidos
b University of Texas Health McGovern Medical School, Houston, Estados Unidos
c Duke University School of Medicine, Durham, Estados Unidos
d Rutgers Medical School, New Brunswick, Estados Unidos
e Division of Pediatric Hematology/Oncology, Central Michigan University, Detroit, Estados Unidos
f Brigham and Women's Hospital, Harvard Medical School, Boston, Estados Unidos
g University of Texas Southwestern Medical Center, Dallas, Estados Unidos
h Pfizer Inc, New York, Estados Unidos
i Albert Einstein College of Medicine, Bronx, Estados Unidos
Ver más
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivos

A anemia falciforme (SCD) é uma doença hereditária causada pela polimerização de hemoglobina falciforme desoxigenada (HbS). Voxelotor é um inibidor de polimerização de HbS aprovado nos EUA e nos EAU para doentes com idade ≥4 anos, e na UE, Grã-Bretanha, Omã e Koweit, em doentes com idade ≥12 anos. O propósito deste estudo foi examinar os padrões de uso de voxelotor em pacientes de 9 instituições nos EUA como parte do Retrospective Real World Oxbryta Data Collection and Analysis Study (RETRO; NCT04930328).

Materiais e metodologia

RETRO é um estudo de recolha e análise de dados retrospetivo, multicêntrico e posterior à colocação do produto no mercado. Os doentes elegíveis idade ≥12 anos, diagnosticados com SCD, tinham recebido voxelotor por ≥2 semanas consecutivas e tinham dados laboratoriais e clínicos disponíveis de 1 ano antes e até 1 ano após a primeira dose de voxelotor.

Resultados

Foram recolhidos e analisados dados de 216 doentes. A média (SD) da idade dos doentes foi de 33,5 (14,2 anos) e 14,4% dos doentes tinham idade inferior a 18 anos. Um total de 120 doentes (55,6%) eram do sexo feminino, 189 (87,5%) eram afro-americanos ou negros e 199 (92,1%) tinham o genótipo HbSS. Sessenta por cento dos doentes foram tratados com voxelotor por ≥9 meses durante o período de estudo de 12 meses. A maioria dos doentes (86%) teve a prescrição de uma dose inicial de 1.500 mg uma vez ao dia, e 14% tiveram uma prescrição de uma dose inicial abaixo da recomendada na bula. Vinte e três por cento dos doentes tiveram uma modificação de dose iniciada pelo médico. A descontinuação do tratamento foi relatada por 21,8% dos doentes; os motivos incluíram acontecimentos adversos (8,3%) e “outros” (13,5%), que incluíram a perda de seguimento, decisão do médico e retirada do estudo. As análises preliminares de segurança sugerem que não houve evidência que a interrupção ou descontinuação do medicamento tenha levado ao início rápido de acontecimentos adversos (incluindo crises vaso-oclusivas (VOC)), conforme sugerido anteriormente para doentes com SCD grave (Nagalapuram V, Am J Hematol; 2022). Nos 45 doentes (20,8%) que apresentaram VOC após a interrupção ou descontinuação do medicamento, o tempo médio (percentil 25 a 75) para o início de uma VOC foi de 74 (29-138) dias. Dois doentes apresentaram uma VOC dentro de 1 semana após a interrupção ou descontinuação da dose; ambos os acontecimentos foram considerados como não relacionados com o voxelotor pelos investigadores.

Discussão

Esses dados estão de acordo com os achados pré-clínicos do voxelotor na reologia eritrocitária após interrupção ou ou descontinuação do tratamento (Kanne CK et al, Front Physiol; 2021). Existem análises em curso para entender melhor os efeitos dos padrões de dosagem de voxelotor em termos de segurança e eficácia.

Conclusões

RETRO é o maior estudo multicêntrico para e análise retrospetiva de dados no mundo real de doentes com SCD tratados com voxelotor. A maioria dos doentes não necessitou de modificação da dose ou de descontinuação do tratamento. A descontinuação e a interrupção da dose não foram relacionadas ao aparecimento subsequente de VOCs. Dados sobre padrões de uso de voxelotor no cenário do mundo real podem fornecer informações valiosas sobre práticas de prescrição e dosagem.

Financiamento

Pfizer.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools