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Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S651 (October 2023)
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OBSERVAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE DOADOR DE SANGUE COMO FERRAMENTA PARA IMPULSIONAR A DOAÇÃO DE SANGUE
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TC Gonçalves, ALA Mafra
Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Brasília, DF, Brasil
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Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

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Objetivos:

Demonstrar a percepção da satisfação do doador de sangue no mundo moderno e como o uso de ferramentas para incentivar a prática da doação pode impactar na qualidade do serviço e no aumento do número de doações.

Material e métodos

Foi realizada uma revisão sistemática com análise de artigos científicos utilizando as palavras chaves: experiência do doador de sangue, satisfação, hemoterapia, aplicativo, tecnologia. Foram analisados 26 artigos.

Resultados e discussão

Diversas ferramentas para aumentar o número de doações são utilizadas pelos serviços de hemoterapia. Cada dia mais há a necessidade de os serviços focarem na satisfação de seus clientes, promovendo a inovação de seus produtos e serviços. Pesquisas que visam compreender os motivos pelos quais as pessoas doam sangue elencam diferentes fatores, os quais são determinantes na captação e na fidelização de doadores, são eles: limpeza, ambiente, comportamento prestativo dos colaboradores, exatidão dos procedimentos e tempo do serviço. Silva et. al . (2022) definiu serviço como sendo o produto de uma atividade humana que atende a uma determinada necessidade, proporcionando benefícios e satisfazendo expectativas. Os pesquisadores concluíram que é imprescindível que a instituição conheça as necessidades e expectativas de seus clientes de forma a colocar a satisfação como uma de suas prioridades em meio às suas atribuições. Desta forma, diversos estudos sobre a percepção dos doadores de sangue relacionados ao atendimento no processo de doação buscam aproximar os serviços hemoterápicos ao cenário cultural contemporâneo. Um estudo da Paraíba evidenciou que muitas pessoas não doam, ainda, pelo fator burocrático e de difícil entendimento do fluxo para realizar a doação de sangue. Diante disso, alguns serviços buscaram a tecnologia como melhoria do atendimento. Os benefícios do uso da tecnologia da informação aplicada à saúde expadiu-se com a adoção das tecnologias móveis, destacando-se os aplicativos (apps). No âmbito dos serviços de hemoterapia, o uso de apps potencializa a captação e a fidelização de doadores, principalmente do público jovem. O app SOU DOADOR ajuda a entender a doação de sangue a fim de mitigar o medo de doar.O DOE+ possibilitou acesso a informações em tempo real sobre o tipo sanguíneo com níveis baixos nosestoques, agendamento de horários e compartilhamento da doação via redes sociais. O BloodSys explorou alternativas para otimização do tempo de espera dos doadores. O uso de tecnologias voltadas para este tipo de causa pode ser um instrumento essencial para que mudanças fundamentais aconteçam tanto na conscientização sobre a importância de se doar sangue, como na própria interação com o doador, facilitando os atendimentos e a satisfação deste.

Conclusão

O doador de sangue é um dos clientes do serviço de hemoterapia e sua satisfação está intimamente ligada à sua fidelização. Proporcionar experiências positivas para o doador durante todo o processo de doação pode determinar uma próxima doação. Engajar doadores por meio de instrumentos tecnológicos, como apps, pode ser um auxílio para a satisfação do cliente doador por facilitar processos e informações. Uma experiência qualificada agrega valor ao serviço prestado, e consequentemente um doador satisfeito poderá se tornar além de um doador de repetição, um multiplicador, contribuindo assim para o aumento do número de doações e como resultado um aumento da disponibilidade de hemocomponentes à população demandante.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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