Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S959-S960 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S959-S960 (October 2023)
Full text access
O ENSINO HEMATOLÓGICO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE: REVISÃO DE LITERATURA
Visits
356
GHO Trévia, AG Esmeraldo, GWC Linhares, IS Sousa, KSF Araujo, MF Azevedo, RGM Araújo, RER Filho, RFP Filho, TP Cavalcante
Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivos

Explorar estratégias de ensino multidisciplinares na hematologia e elucidar os ganhos quanto a habilidades de comunicação interpessoal e trabalho em equipe em meio a estudantes e profissionais da saúde.

Material e métodos

Trata-se de revisão de literatura com análise de estudos publicados entre 2018 e 2022, escritos na língua inglesa e portuguesa, obtidos através da base de dados Pubmed e SciELO, empregados os descritores do Sistema de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) “comunicação”, “dinâmica de grupo”, “hematologia” e “educação médica”.

Resultados

A literatura existente destaca a importância do ensino hematológico como catalisador para o desenvolvimento de habilidades essenciais que transpõem o conhecimento técnico, reduzindo erros de comunicação, promovendo melhores resultados no cuidado hematológico e contribuindo para um ambiente de trabalho colaborativo e satisfatório para os profissionais de saúde. Verifica-se, a partir do ensino em hematologia, sofisticação de ferramentas interativas, aperfeiçoamento da capacidade de expressão (sobretudo ao tratar de temas hematológicos), aprimoramento da dinâmica dentro da equipe e constituição de profissionais mais conscientes, receptivos perante colegas e cuidadosos com o paciente.

Discussão

O ensino hematológico desempenha um papel crucial na formação de estudantes e profissionais da área da saúde, não apenas para adquirir conhecimentos científicos, mas também para desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Além disso, o ensino hematológico oferece oportunidades para os estudantes e profissionais de saúde aprimorarem suas habilidades de comunicação, como o diálogo com os pacientes e seus familiares, por meio de simulações de casos, bem como a interação com outros membros da equipe multidisciplinar. A comunicação efetiva e a colaboração interprofissional são elementos essenciais no cuidado hematológico, permitindo uma compreensão aprofundada dos pacientes, tomada de decisões compartilhadas e garantia da segurança do paciente. Ademais, o trabalho em equipe no contexto hematológico é fundamental para enfrentar desafios complexos e proporcionar um cuidado abrangente e de qualidade.

Conclusão

O ensino hematológico oferece uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento de ferramentas de comunicação e trabalho em equipe em estudantes de medicina. Ao destrinchar conceitos complexos e incentivar a colaboração interdisciplinar, esse tipo de ensino prepara os alunos para enfrentar os desafios da prática médica e promover abordagem zelosa para com o paciente. A implementação de estratégias de ensino eficazes nesse contexto, como simulações de casos clínicos e treinamento em habilidades de comunicação, é fundamental para estimular mecanismos de expressividade e formar profissionais de saúde competentes e acessíveis. É, portanto, necessário que as instituições de ensino considerem a inclusão dessas práticas em seus currículos.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools