Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S434 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S434 (October 2023)
Full text access
NEOPLASIA MIELODISPLÁSICA: BLASTOS ERITRÓIDES & ANÁLISE MORFOLÓGICA DE MEDULA ÓSSEA
Visits
240
MT Souza, BB Cal, BB Arnold, ME Pelicer, RO Coelho, LP Menezes, IA Campinas, ACB Sibar, LO Cantadori, L Niero-Melo
Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

Neoplasias Mielodisplásicas (NMD) são caracterizadas por graus variados de citopenia e insuficiência de medula óssea (MO) com displasia e risco de progressão para Leucemia Mieloide Aguda (LMA). A classificação WHO de 2022 propões subdivisões por critérios de citogenética convencional e molecular, com revisão da porcentagem de blastos necessária para distinção entre LMA x NMD. A Leucemia Eritróide Aguda (LMA-M6, pela classificação FAB), mantém critério diagnóstico pela predominância eritróide (≥80% dos elementos na MO) e ≥30% de proeritroblastos. O presente trabalho objetiva relatar caso de NMD com aumento de blastos eritróides, com foco morfológico.

Caso clínico

Homem, 73 anos, tabagista, encaminhado por astenia e hiporexia há 2 meses.

Exames de entrada

a) GV 1,77 milhões/mm3_ Hb 6,9 g/dL_ Ht 21,1%_ VCM 119 fl_ RDW 15,9%_ HCM 38,2 pg_ CHCM 32 g/dL_ Plaquetas 46 mil/mm3_ GB (/mm3) 2.800: neutro=1360_linfo=1110; b) Eletroforese de proteínas séricas e sorologias sem alterações. À análise do sangue periférico: dacriócitos e eliptócitos. MO (mielograma e imprint) revelou série eritróide hipercelular com duas subpopulações: a) uma com várias mitoses anômalas, com displasia exuberante, com formas multinucleadas, gigantes, sugestivas de eritroblastos tipo M6; b) subpopulação com microeritroblastos, com numerosas falhas de hemoglobinização, mitoses incompletas, células em apoptose e eritrofagocitose importante. A série megacariocítica mostrou dispoese expressiva, com microformas, formas mononucleares e núcleos fragmentados. Setor granulocítico com dispoese moderada, formas pelgeroides e maturação presente até segmentados.

Histologia

hipercelularidade intensa da MO, displasias eritroide e megacariocítica; fibrose grau II focal. Quadro morfológico consistente com Neoplasia Mielodisplásica em transformação para LMA-M6.

Cariótipo

inconclusivo. Iniciado tratamento com hipometilante, com boa tolerância até o momento.

Discussão

As NMD são doenças clonais da linhagem mieloide, abrangendo vários subtipos. O diagnóstico é estabelecido pela displasia na MO: o aspirado permite avaliação detalhada da citologia e do percentual de blastos, cuja contagem manual ainda é fundamental à estratificação de risco; a histologia determina a celularidade geral e de sublinhagens, bem como a arquitetura destas. No presente caso, há características clínico-morfológicas típicas da NMD, sobretudo quanto ao setor eritróide (formas multinucleadas, bizarras, em apoptose, falhas de hemoglobinização), assim como no setor megacariocítico (microformas, monoformas e núcleos fragmentados), ressaltando as formas eritróides imaturas tipo M6. Tanto a Anemia Refratária com Excesso de Blastos (RAEB) ou NMD com predominância eritróide, mostram características morfológicas e imunofenotípicas que podem se sobrepor à Eritroleucemia, possivelmente representando um continuum evolutivo de doença, culminando com proliferação mieloide leucêmica. A persistência de proeritroblastos mantém relação com resistência ao tratamento e pior prognóstico em pacientes com LMA.

Conclusão

O presente relato destaca a importância morfológica e o desafio diagnóstico nas NMD, com necessidade de atenção aos detalhes. Aqui, os blastos tipo M6 apontam para uma doença em evolução, sendo o estudo morfológico da MO ainda central para o diagnóstico, entendimento fisiopatológico e prognóstico das mielodisplasias.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools