Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S611-S612 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S611-S612 (October 2023)
Full text access
MOTIVOS DE DESPREZO DE PLAQUETAS POR AFÉRESE COLETADAS NO BANCO DE SANGUE SÃO PAULO
Visits
150
DE Rossetto, RA Bento, APC Rodrigues, AP Sessim, JA Santos, ARA Pitol
Grupo GSH, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivo

O presente estudo tem como objetivo quantificar e identificar os motivos de desprezo de plaquetas por aférese, com o intuito de avaliar se as ações estratatégicas foram eficazes na melhoria de processo e promover dimiminuição de perdas no período.

Materiais e métodos

Realizado levantamento de dados no sistema informatizado referente aos motivos de desprezo de plaquetas por aféreses no período de janeiro/2022 a julho/2023 no Banco de Sangue São Paulo do Grupo GSH.

Resultados

O estudo contou com a amostragem de 1480 procedimentos no período, com perdas de 103 procedimentos o que representa 6,8% dos descarte de plaquetas aferéses. Deste percentual tenho como principal causa o descarte por validade com 59 procedimentos (3,9%), seguido por perdas de baixo volume com 34 procedimentos (2,3%), sorologia foram 06 procedimentos (0,4%) e as outras causas foram 04 precedimentos (0,2%).

Discussão

Durante o estudo observamos que as principais perdas foram por validade, baixo volume (perdas de acesso e coletas insuficiente), sorologia e outras causas (voto de auto exclusão, pesquisa de anticorpos irregulares, presença de grumos e controle de qualidade). As ações voltadas para perdas por validade foram as mais desafiadoras e as que nos trouxeram maior demanda para serem implantadas, criamos uma gestão diária com movimentações entre os hospitais da regional de São Paulo e iniciamos o envio das aféreses excedentes as outras regionais do Grupo GSH (Rio de Janeiro/Recife). Verificamos que os descartes eram significantes no primeiro trimestre e com as ações implantadas houve grande melhora nos trimestres seguintes e durante alguns meses não ocorreram perdas por validade ou as mesmas foram insignificantes. Com relação as perdas por baixo volume definimos um perfil de doador para realizar a coleta de plaquetas (doador deve realizar uma doação prévia para avaliarmos acesso venoso, analisar risco de reações adversas durante coleta, capacitação da equipe com aula teórica e prática e direcionar os coletores com mais prática para realizar o procedimento) essas ações foram fundamentais e nos últimos trimestres os dados foram excelentes com minimas perdas. Nas amostragens com sorologia alterada conseguimos observar que as causas sempre são por reação cruzada com outras patologias, pois os doadores convocados não são de primeira vez e apresentam sorologia conhecida. Classificamos os demais descartes como outras causas e são insignificantes durante estudo e não são necessarias ações imediatas para evitar sua ocorrência.

Conclusão

O descarte de plaquetas por aférese é indesejado, uma vez que, além do alto custo de produção destas bolsas, A otimização da gestão do estoque com movimentações diárias entre as agências transfusionais da regional São Paulo e a transferência de estoque excedente e com validade próxima para outras regionais do grupo foram ações que promoveram quedas significativas nos descartes por validade. Com relação as coletas de baixo volume as ações de conscientização e sensibilização da equipe com treinamentos teóricos/práticos, uma melhor convocação do doador e direcionar os coletores com mais prática para realizar o procedimento promoveram excelentes resultados, na redução de perdas no processo de coleta.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools