Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S978-S979 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S978-S979 (October 2023)
Full text access
MODELO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM LIGA ACADÊMICA: INVESTIGANDO NEOPLASIAS HEMATOLÓGICAS
Visits
318
MHF Nascimento, DS Medeiros, LGR Vieira, ML Valadares
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Objetivos

Este trabalho tem como objetivo apresentar o modelo de projeto de pesquisa “Investigando neoplasias hematológicas”, idealizado pela Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia de Natal, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto propõe a produção e discussão científica por meio de trabalhos de pesquisa que traçam o perfil epidemiológico de neoplasias hematológicas no Rio Grande do Norte.

Materiais e métodos

Os dados utilizados serão obtidos através da plataforma DATASUS e do projeto “Análise Clínica-Epidemiológica dos Portadores De Doenças Hematológicas”desenvolvido na UFRN. Serão incluídos os pacientes diagnosticados com Leucemias, Linfomas e Mieloma Múltiplo no RN. Além do diagnóstico, também será avaliada a faixa etária e o sexo dos pacientes. Por conseguinte, os dados serão estratificados e a incidência será dividida por mesorregiões do RN, definidas pelo IBGE. As informações coletadas serão discutidas entre os membros e preceptores da liga acadêmica.

Resultados

Por meio da avaliação epidemiológica acerca das neoplasias hematológicas, é possível definir o padrão de incidência de tais patologias na população do RN, identificando e estratificando as mesorregiões com maior incidência. Ademais, também é factível estabelecer o perfil dos pacientes mais acometidos, baseado na idade e no sexo, e investigar a ocorrência de subnotificação. Não obstante, pode-se promover o desenvolvimento de habilidades de discussão e produção de materiais científicos, além da própria história natural das enfermidades abordadas.

Discussão

As neoplasias hematológicas são doenças que promovem a proliferação patológica das células sanguíneas, caracterizando-se como uma importante causa de morbimortalidade na população. O estudo em questão se concentra nas neoplasias mais frequentes no estado do RN, que são as leucemias, os linfomas (Hodgkin e não Hodgkin) e o mieloma múltiplo. A precariedade na especificação dos subtipos dessas doenças no DATASUS, como, por exemplo, a não separação entre leucemias agudas e crônicas, é um fator que dificulta compreender com exatidão a incidência nas macrorregiões. A obtenção desses dados é importante para a análise da distribuição dessas doenças, permitindo o fomento de discussões e produções científicas pelos alunos integrantes da referida Liga Acadêmica. Por conseguinte, a análise macro desse tema possibilita o desenvolvimento de pesquisas mais detalhadas para a proposição de hipóteses e, até mesmo, criação de linhas de cuidados mais efetivas.

Conclusão

O projeto “Investigando neoplasias hematológicas” colabora de forma significativa para o conhecimento técnico e teórico dos ligantes em desenvolvimento científico. Não obstante, fomenta os objetivos das universidades, como auxiliar os discentes a formular opiniões críticas a respeito da realidade social para que haja avanço científico local e promover um retorno para a sociedade. Dessa forma, conhecer o perfil epidemiológico do estado do RN permite levantar hipóteses para que as medidas em saúde pública sejam mais efetivas.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools