Journal Information
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S406 (October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S406 (October 2023)
Full text access
MIELOMA MÚLTIPLO E METÁSTASE ÓSSEA TARDIA DE CARCINOMA RENAL SINCRÔNICO: RELATO DE CASO
Visits
223
MC Pedro, JP Rocha, E Pena, LR Borges, MI Migueis, S Garcia, PVD Santos, LB Lucena, SH Nunes
Instituto Nacional de Câncer (INCA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

More info
Introdução

Mieloma Múltiplo (MM) é uma neoplasia hematológica caracterizada pela proliferação de células plasmáticas produtoras de paraproteína monoclonal e resultam em extenso acometimento ósseo com lesões osteolíticas, osteopenia e risco de fraturas patológicas. O carcinoma de células renais (CCR) é o câncer renal mais comum, geralmente indolente, porém pode ter metastase em pulmões, ossos e linfonodos.

Objetivo

Relatar um caso raro de MM associado a metástase óssea tardia de CCR.

Caso clínico

Paciente de 54 anos, masculino, antecedentes patológicos de HAS, glaucoma, e nefrectomia total à direita em 2011 por carcinoma de células renais não relatado estágio ao diagnóstico. Em agosto de 2019 começou a apresentar dor progressiva e intensa em ombro direito. Ressonância magnética do ombro acometido mostrou lesão expansiva na diáfise proximal do úmero com 5,2 cm, além de lesões nodulares em clavícula, acrômio e glenoide. Biópsia da lesão compatível com plasmocitoma. Exames iniciais revelaram pico monoclonal de 2,2 g/dL, imunofixação positiva com padrão imunoglobulina G (IgG) kappa. Biópsia de medula óssea (BMO) com 40% de infiltração por plasmócitos positivos para cadeia leve kappa e CD138, confirmando o diagnóstico de MM IgG kappa ISS I, ECOG PS1. Foi submetido a tratamento com protocolo VCD semanal em dose plena. Após seis ciclos teve remissão completa laboratorial e clínica e encaminhado para consolidação com transplante autólogo de medula óssea. Foi submetido à BMO em crista ilíaca previamente ao transplante autólogo de medula óssea (TMO), que mostrou acometimento da medula óssea por carcinoma metastático renal positivo para CK8-18, vimentina e PAX8. Diante desse resultado foi suspensa a programação de TMO. Encaminhado para oncologia clínica, sendo estadiado com tomografia com emissão de pósitrons (PET-CT) em janeiro de 2021 e observado múltiplas lesões líticas esparsas pelo esqueleto axial e apendicular e iniciou tratamento com pazopanibe. Realizou novo PET-CT em dezembro de 2022 com redução do metabolismo glicolítico em lesões líticas, porém sem aumento de captação em lesão isolada, sugestivo de resposta metabólica parcial. Atualmente paciente estável e segue em controle pela hematologia.

Discussão

Este caso descreve a associação do MM e CCR simultâneos com possibilidade de acometimento ósseo e em ambas patologias, porém com implicações terapêuticas e de seguimento específicos. A presença de metástase da neoplasia renal em crista ilíaca foi surpreendente pois não havia presença desta patologia em primeira biópsia realizada e paciente não relatava dor importante e progressiva no momento. Em contrapartida, a chance de metástase de CCR claras pode ser elevada, chegando a aproximadamente a 30% dos pacientes mesmo diagnosticados com carcinoma de celulas renais claras em estágios iniciais (1). O surgimento clínico da metástase coincidiu com a imunossupressão gerada pelo MM e pela realização da quimioterapia realizada subsequente. A equipe optou em não realizar TMO e priorizar o tratamento da recidiva tardia do CCR pois o paciente se encontrava em remissão laboratorial quanto ao MM. O controle terapêutico com o PET após uso de pazopanibe teve auxílio importante para demonstrar melhora parcial global da terapia atual e que lesões ativas são provavelmente exclusivas da neoplasia renal.

Conclusão

O CCR é uma patologia indolente, com metástase tardia e que pode progredir clinicamente após tratamento de uma segunda neoplasia.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools