Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S258-S259 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S258-S259 (October 2022)
Open Access
LOMBALGIA COMO QUEIXA PRINCIPAL NA INVESTIGAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE MIELOMA MÚLTIPLO - RELATO DE CASO
Visits
428
RS Laine, JAFR Oliveira, MWN Souza, H Baida, MCG Assis
Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

O mieloma múltiplo é a segunda neoplasia onco-hematológica mais frequente no mundo. O presente trabalho tem como objetivo elucidar os métodos diagnósticos do mieloma múltiplo a partir de achados clínicos, muitas vezes ignorados no pronto atendimento, a partir de um relato de caso.

Material e métodos

As informações contidas neste relato de caso foram obtidas através da revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registros dos métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura. Resultados: Pacientes que chegam ao pronto atendimento referindo lombalgia sem trauma anterior e sem melhora com analgesia, perda ponderal significativa sem dieta e exercícios associados, devem ser investigados a partir da realização de hemograma com o intuito de investigar possível anemia e radiografia de coluna para descartar quadro de fratura patológica.

Relato de caso

Homem, branco, 59 anos, procurou o pronto atendimento com queixa de dores nas costas há cerca de 6 meses, negando traumas ou quedas com piora progressiva e intensificação dolorosa naquela data. Referiu ainda perda de peso (cerca de 11 quilos em 2 meses), sem mudanças na dieta ou exercícios físicos. O exame físico constatou regular estado geral, prostração, desidratação e palidez. Em seu prontuário havia a descrição de três outras visitas ao mesmo serviço, com queixas semelhantes. O paciente foi internado e encaminhado ao serviço especializado, onde foram solicitados exames laboratoriais e tomografia da coluna toracolombar, que apresentaram os seguintes resultados: Anemia macrocítica e normocrômica (hemoglobina: 9,1g/dl), Imunoglobulina G - IgG: 10116 mg/dL (valor de referência 650 a 1600 mg/dL), Eletroforese de proteínas em soro, por capilaridade - Albumina: 2,36 (VR: 3,57 a 8,55 g/dL), Beta 1 Globulinas: 0,29 g/dL (VR: 0,30 a 0,64 g/dL), Gama Globulinas: 9,45 g/dL (VR: 0,71 a 1,67 g/dL) e pico monoclonal: 8,94 g/dL. Presença de pico monoclonal na região de gamaglobulinas. Pesquisa de proteína de Bence Jones: Negativa. Imunofenotipagem - Painel proliferativo: Identifica-se 12,9% de células plasmocitárias com fenótipo anômalo e monoclonalidade de cadeia leve Kappa. Neoplasia de células plasmocitárias (Mieloma Múltiplo). Mielograma: Série Mononuclear: Presença de 22% de plasmócitos displásicos. Tomografia: Heterogeneidade óssea difusa, com áreas líticas difusas, sem efeito expansivo ou ou rotura cortical, inespecífico, devendo-se considerar a possibilidade de mieloma múltiplo. Sabe-se que, o diagnóstico do mieloma múltiplo, pode ser dado através da presença de Células plasmáticas clonais na medula óssea ≥10% ou biópsia comprovando plasmocitoma ósseo ou extramedular, evidência de lesão de órgão-alvo que possa ser atribuída à doença proliferativa de células plasmáticas subjacente, hipercalcemia, insuficiência renal, anemia e lesões ósseas vistas em radiografia do esqueleto, TC ou PET-TC. Diante do exposto e dos resultados adquiridos através dos exames listados, pode-se confirmar o diagnóstico de mieloma múltiplo.

Conclusão

O caso clínico descrito, oferece um alerta ao serviço médico do pronto atendimento hospitalar, quanto à origem das dores lombares. É necessário ser cauteloso e criterioso na anamnese, uma vez que ela direciona o diagnóstico. A narrativa pessoal em relação a sensação dolorosa, o tempo que fora instalada, a quantidade de vezes que o mesmo se apresentou no serviço médico, sem a resolução do caso, a perda ponderal não intencional, todos estes fatores, devem ser considerados e avaliados.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools