Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S106-S107 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S106-S107 (October 2022)
Open Access
LINFOMA NÃO HODGKIN DIFUSO DE GRANDES CÉLULAS B EM REGIÃO TESTICULAR
Visits
589
MB Sampaioa, AGV Martinsa, BP Bernardesa, BR Lopesa, ESG Netoa, IG Rodriguesa, RG Cottaa, WCJ Pereiraa, MD Castrob, UM Limac
a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
b Faculdade de Medicina de Barbacena, Barbacena, MG, Brasil
c Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (ASCOMCER), Juiz de Fora, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

O linfoma é responsável por 2% das neoplasias testiculares em homens com menos de 50 anos e 25% de linfomas testiculares acima dessa idade. O reconhecimento e o diagnóstico do tipo histológico do linfoma testicular são importantes à medida que sobrevidas mais longas estão sendo alcançadas com os atuais regimes de quimioterapia. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo relatar um caso de um Linfomas Não Hodgkin difuso de grandes células B (LNH-B DCG) com acometimento testicular em um paciente em acompanhamento no ambulatório de oncologia clínica e de quimioterapia de um hospital de referência.

Material e métodos

Trata-se de um estudo clínico, observacional, tipo relato de caso de paciente com LNH-B DCG com acometimento em região testicular. Foi realizada a coleta de dados do prontuário eletrônico após autorização e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE).

Resultados

Paciente de 71 anos, sexo masculino, foi admitido ao serviço de hematologia com queixa de pequena massa no testículo, irresponsiva à antibioticoterapia. A equipe médica optou pela realização de biópsia cirúrgica, identificando neoplasia invadindo testículo e anexos, composta por células redondas, indiferenciadas, de núcleos vesiculosos, com focos de trombose vascular, necrose e hemorragia. Foi realizado estudo imuno-histoquímico, diagnosticando infiltração por linfoma difuso de grandes células B, com imunofenótipo do tipo célula B não-centro germinativo (N-GCB), alto índice de proliferação celular (Ki-67), positividade para BCL2 e CD20 e negatividade para BCL6 e C-MYC. Para estadiamento, realizou-se PET-CT, biópsia da medula óssea e análise do líquor, constatando-se doença restrita à bolsa escrotal, estágio I e score IPI I, com medula e SNC negativos para invasão linfomatosa. Para o tratamento, foi realizada quimioterapia, profilaxia do SNC com metotrexato venoso em altas doses e radioterapia de consolidação.

Discussão

O linfoma primário do testículo (PTL), 85% dos quais representados pelo LNH-B DCG, é um tipo incomum e agressivo de linfoma Não-Hodking (LNH), representando cerca de 1% das neoplasias malignas do sexo masculino e de 1% a 2% dos casos de LNH. Suas manifestações clínicas consistem em uma massa testicular firme, indolor e com tamanho médio de 6 cm. Clinicamente pode não ser evidenciado o envolvimento bilateral no diagnóstico, mas até 35% dos pacientes podem ter o acometimento do testículo contralateral durante o curso da doença. Apesar dos resultados negativos observados para invasão linfomatosa no SNC e na medula, o PTL possui marcante tropismo extranodal, sendo essas estruturas os principais sítios de recidiva, justificando a conduta profilática realizada. O prognóstico do PTL é considerado ruim, se comparado com os LNH de acometimento nodal. No entanto, a abordagem multimodal e holística do paciente tem melhorado o prognóstico dessa neoplasia, de forma que o acompanhamento individualizado e otimizado do paciente é essencial para a sua maior sobrevida.

Conclusão

O PTL é uma condição rara e de prognóstico desfavorável. O reduzido número de casos inviabiliza a existência de ensaios prospectivos, logo, o estadiamento e o tratamento são regidos por conhecimentos adquiridos em LNH's de outras localizações anatômicas e por conhecimentos de ensaios retrospectivos específicos. Assim, o presente relato traz um caso raro, pouco descrito na literatura, contribuindo para a condução de casos semelhantes.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools