Journal Information
Vol. 45. Issue S1.
Pages 3 (April 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 45. Issue S1.
Pages 3 (April 2023)
Full text access
LACTANTE COM SÍFILIS CONGÊNITA E LEUCEMIA DE CÉLULAS PRECURSORAS MIELOIDE/NATURAL KILLER
Visits
555
Rossana Suelle Nascimento dos Santos, Tereza Cristina Teixeira da Fonseca, Mecneide Mendes Lins, Norma Lucena-Silva
Serviço de Oncologia Pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 45. Issue S1
More info
Introdução

A Leucemia de células precursoras Mieloides/Natural Killer (NK) é rara, geralmente com comprometimento de linfonodos e massa de mediastino, o diagnóstico é feito a partir da presença de blastos com morfologia de LMA-M0 ou minimamente diferenciada e fenótipo: CD7+/CD56+/CD3/CD34+, com positividade para algum dos antígenos mieloides (CD13 ou CD33) e ausência de MPO e de outros marcadores linfoide T. (HANDA et al., 2002; MA et al., 2009).

Relato do caso

Lactante nascida de parto cesáreo, a termo, com 3,2kg, diagnosticada com Tetralogia de Fallot e sífilis congênita (VDRL 1/2) ainda na maternidade, e tratada. Aos 2 meses apresentou icterícia, sugerindo colestase secundária a sífilis, recebendo novo tratamento para sífilis. Aos 3 meses foi atendida na emergência com a piora da icterícia, vômitos, diarreia, perda de peso, anemia, irritabilidade, e piora da dispneia. Antecedentes familiares de câncer de intestino da avó paterna. Ao exame físico: EGR, com 0,59cm e 4kg (baixo peso), afebril, ictérica, hipocorada (3/4+), hidratada, fontanela anterior plana e normotensa. Pulmões com murmúrio vesicular (+AHT) sem ruídos adventícios, ritmo cardíaco regular com sopro sistólico (4+/6+), bem perfundida, abdômen semi-globoso com aumento fígado (2cm) e baço (1 cm) do rebordo costal, petéquias nos MMSS. O US abdômen revelou aumento de baço (6,3cm) e baço acessório (1,3cm). No hemograma, Hemácias = 1,55 milhões, Hb = 4,5 g/dL; leucócitos = 19.700/uL com 15% de blastos; Plaquetas = 42.000/uL. Na bioquímica, Fe = 376, Ferritina = 596, TGO = 57, TGP = 67, BT = 2,01, BD = 1,39, FA = 388, GGT = 155, DHL = 866, função urinária preservada. O mielograma apresentou 27% de mieloblastos sugestivos de LMA-M0, a citologia do LCR mostrou células mesoteliais sem blastos. A citometria da medula óssea mostrou população de 17% de células com fenótipo: CD45low, CD56+, CD7++, CD34−/+, CD38++ CD33++, CD13−/+, CD117+, HLA-DR, demais marcas de linhagem mieloide, linfoide T e B negativos, sendo classificada como células precursoras de linhagem mieloide/Natural Killer (NK). Na biologia molecular foi negativa para t(8;21), t(9;11), t(10;11), Inv(16), t(4;11), t(6;11), t(11;19), pesquisa de CMV e EBV. A citogenetica não identificou nenhuma síndrome genética. A conduta terapêutica incluiu ursacol, furosamida (2mg/kg/dia), alupurinol (300mg/m2), e o esquema MAG de tratamento da leucemia. Após o 1° ciclo, foi detectado 8% de células blásticas na medula com modulação do CD56. Aos 5 meses veio a falecer em decorrência de complicações da cardiopatia.

Conclusão

A co-expressão de antígeno mieloides e de células NK na leucemia de células precursoras mieloides/NK requer o diagnostico diferencial com leucemia mieloide com marcadores T aberrantes, e com leucemia aguda de células mieloide/NK, essa caracterizada pela presença antígeno HLA-DR em substituição ao CD34, associado a presença de MPO. Alguns relatos de leucemia de células precursoras mieloides/NK são em adultos, maioria do sexo masculino, com baixo índice de sobrevida (SUZUKI; NAKAMURA, 1999). Ademais, a sífilis congênita pode apresentar alterações hematológicas sem a presença de blastos que mimetizam leucemia, assim como uma reação leucemoide revertida com o tratamento para sífilis (Al-FARIAS; AL-HUMOOD, 2012; LANDERS et al., 2005). A literatura sobre a associação de sífilis e leucemia em lactantes, e a Leucemia de células precursoras mieloides/NK é escassa, e mais casos como esse precisam ser relatados para melhor compreensão da patogenia desse tipo de leucemia.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools