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Vol. 44. Issue S2.
Pages S594 (October 2022)
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KOBAYASHI MARU: UTILIZANDO REFERÊNCIAS POPULARES PARA DISCUTIR UM DILEMA MÉDICO
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LFB Botelho, KJS Andrade
Universidade Federal da Paraíba (UFPb), João Pessoa, PB, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Introdução

Durante o processo de formação médica são frequentes as dúvidas a respeito de muitos dilemas vivenciados dentro da área da medicina,principalmente aqueles relacionados diretamente com o tema da morte. Saber como trabalhar esse tema de forma a contribuir com a construçãodo pensamento crítico dos alunos é uma tarefa desafiadora para os discentes em geral. Dada a importância dessa discussão, é essencial o desenvolvimentode ferramentas que fomentem uma reflexão produtiva sobre o tema.

Objetivos

Relatar a experiência de participar de uma forma inovadorade reflexão sobre um dilema médico que lida diretamente com a questão da morte na área da medicina.

Material e Métodos

O professor domódulo de hematologia elaborou e publicou na plataforma digital um texto onde ele o introduz fazendo uma analogia com uma referência à sérieclássica de filmes Star Trek. Nessa referência o personagem principal realiza uma simulação numa nave virtual denominada Kobayashi Maru, ondeo objetivo dele era tentar resgatar uma parte da tripulação que havia sido sequestrada pelo inimigo. No entanto, a tarefa era literalmente impossívelde ser realizada e o único objetivo dessa simulação era ensinar para os futuros capitães que algumas situações estão fora do nosso controle e irãoter um desfecho desfavorável independente do que façamos. Após essa introdução, nos foi apresentado um caso clínico onde o paciente era portadorde um tipo de leucemia refratária ao uso dos quimioterápicos clássicos e que a chance de sucesso de um transplante de medula era ínfima, enquantoa possibilidade de ir ao óbito por conta do procedimento era significativa. Nesse caso, se o paciente realizasse apenas o tratamento paliativo ele teriauma sobrevida de 6 meses. Para complicar ainda mais o caso, a esposa do mesmo estava grávida e não queria que o marido tentasse o transplantepois, apesar de lhe restarem poucos meses de vida, ele ainda teria chance de conhecer o filho antes de partir. Já a mãe do paciente queria que o filhorealizasse o procedimento, pois acreditava que qualquer chance de sucesso valia a pena. Para os alunos foi dado o desafio de tentar encontrar umasolução onde todos os integrantes desse núcleo familiar saíssem satisfeitos.

Discussão

Sessenta alunos participaram da atividade. Ao tentar encontrar a solução paraesse dilema médico, os alunos realizaram diversas linhas de pesquisa e se depararam com questionamentos fundamentais que tangenciam assuntoscomo: morte, ética médica, direitos legais do paciente, diálogo com os familiares, conduta humanizada e mais uma gama de tópicos. Após as respostasserem enviadas para a plataforma, nos reunimos em uma sala para discutir as diferentes perspectivas e soluções para um dilema médico tãocomplexo. Nenhum aluno, inicalmente, compreendeu que não havia solução, sendo que 50 (83,3%) não aceitaram o fato de perder a batalha para a doença, 6 (10%) assumiram que iriam burlar seus princípios éticos para solucuionar o caso e 4 (6,7%) preocuparam-se mais com o bem estar da esposa.

Conclusão

Ao abordar temas essenciais para a formação médica utilizando-se de referências que se situam nocontexto sociocultural dos estudantes de medicina – compostos em sua maioria de adultos jovens –, é possível aumentar ainda mais o interesse dosalunos em discutir e refletir sobre dilemas que certamente serão vividos pela maioria durante sua atuação como médicos.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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