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Vol. 45. Issue S4.
HEMO 2023
Pages S723 (October 2023)
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HEMO 2023
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INOVAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE DE UM HEMOCENTRO PÚBLICO COM CUSTO ZERO, É POSSÍVEL?
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PBS Icibacia, A Chibaa, R Rizzob, D Langhi-Juniora,b, M Barrosa
a Hemocentro Universidade Federal de São Paulo (Hemocentro UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
b Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), São Paulo, SP, Brasil
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Vol. 45. Issue S4

HEMO 2023

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Introdução

A transformação digital permite alcançar eficiência em processos, proporcionando o desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar a qualidade e otimizar o tempo. Inovar no setor público é fundamental, mas o custo da implantação pode ser uma barreira. O Sistema de Gestão de qualidade de um Hemocentro deve ser eficiente e produtivo em suas tarefas, realizar tratativas dinâmicas e resolutivas de não conformidades, e implantar melhorias contínuas nos processos com base na satisfação dos doadores. Quando não se tem um sistema informatizado robusto implantado no serviço, esses processos se tornam laboriosos, demandando tempo demasiado no gerenciamento e manutenção manual dessas atividades. Além disso, a abertura de não conformidades pelos profissionais do Hemocentro, e o preenchimento da pesquisa de satisfação de doadores de forma manual é desestimulada pela Era Tecnológica em que vivemos. Considerando que esses dois processos são indicadores chave da qualidade de uma Instituição, e demonstram diretamente os focos de fragilidades que precisam ser aprimorados, a inovação nesses processos é de extrema relevância, mas como implementar tecnologia sem gerar custos?

Objetivos:

Demonstrar a implementação de inovação e tecnologia com o uso de QR code para o preenchimento do formulário de não conformidades e para a pesquisa de satisfação do doador de sangue, sem gerar custos à Instituição.

Métodos

O google forms foi utilizado para o desenvolvimento do formulário de não conformidade com as mesmas perguntas do formulário manual, bem como para a elaboração de perguntas para a pesquisa de satisfação de doadores. Posteriormente, foram produzidos os respectivos QR codes para acesso a cada formulário. O QR code de abertura de não conformidades foi impresso e disponibilizado em todos os setores. Todos os colaboradores foram treinados na utilização da nova tecnologia. O QR code para acesso à pesquisa de satisfação foi impresso e disponibilizado na sala do lanche para o doador de sangue, que são orientados pelos funcionários do setor.

Resultados

A implantação dos formulários via QR code facilitou o acesso pelos usuários, alinhado à expectativa digital do momento atual. Observamos uma melhor interação entre os profissionais (não conformidades) e doadores (pesquisa de satisfação) com o processo. Houve, ainda, otimização do tempo da Gestão da qualidade na análise das informações e proposição de ações corretivas e de melhorias junto aos processos, já que o formulário elabora a avaliação estatística das informações e desenvolve os indicadores automaticamente.

Conclusão:

A inovação tão necessária para o avanço na área de gestão de qualidade em hemoterapia, pode ser alcançada sem custos. Essa transformação digital, está contribuindo substancialmente, para a tomada de decisões mais precisas, eficazes e pertinentes nas ações de melhoria contínua, com otimização do tempo do gestor, redução do valor empregado em impressão, sem agregar custo adicional ao Hemocentro.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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