Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S557 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S557 (October 2022)
Open Access
INFLUÊNCIA DO TEMPO DE COLETA E TEMPERATURA NA ESTABILIDADE DE ANALITOS HEMATOLÓGICOS COM ANTICOAGULANTE EDTA K2
Visits
491
IY Takihi, SC Mourad, MLLF Chauffaille, CY Kamei, ANA Neto, J Wachtler, ADSB Perazzio, MV Goncalves, MCA Silva, AF Sandes
Fleury Medicina Diagnóstica, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Introdução

Os resultados do hemograma podem ser afetados por diferentes fatores pré-analíticos, como temperatura e período de incubação. Embora os laboratórios de hematologia clínica equipados com analisadores automatizados modernos sejam capazes de processar grandes volumes de exames de hematologia em um curto período, a análise tardia das amostras não é incomum no fluxo de trabalho do laboratório clínico quando as amostras são transportadas de outros laboratórios ou centros de saúde para o laboratório, quando a análise não pode ser prontamente realizada por razões técnicas, ou quando a amostra é necessária para re-teste. Como resultado, o teste geralmente é adiado de 12 a 24 horas ou mais após a punção venosa. Atrasos excessivos no processamento, no entanto, podem comprometer a contagem dos parâmetros hematológicos.

Objetivo

O hemograma completo (CBC) com contagem diferencial de leucócitos (DIF) é um dos exames mais solicitados pelos médicos. Os resultados deste teste são impactados pela temperatura o armazenamento e tempo de incubação. Este estudo foi desenhado para avaliar a estabilidade dos parâmetros hematológicos de acordo com o tempo e estocagem após coleta em meio refrigerado e temperatura ambiente em diferentes tempos de estocagem 24, 48 e 72 horas.

Métodos

Foram utilizadas 100 amostras aleatórias coletadas em EDA-K2, sendo 50 amostras em meio ambiente e 50 refrigeradas. O hemograma foi realizado no dia da coleta no intervalo de 4 horas e com analisador hematológico da Sysmex XN 9000. 0 tempo em 24, 48 e 72 h após armazenamento em temperatura ambiente e refrigerado. Posteriormente foi feita a análise estatística de todos os parâmetros: RBC, HB, HT, VCM, CHCM, leucócitos, neutrófilos, linfócitos, monócitos, basófilos e eosinófilos e plaquetas com VPM.

Resultados

Na análise estatística, os eritrócitos, plaquetas, hemoglobina, RDW, contagem global de leucócitos, neutrófilos, eosinófilos e linfócitos apresentaram-se estáveis durante 24, 48 e 72h de armazenamento tanto em temperatura ambiente como refrigerada (2-8 C). O hematócrito e o volume corpuscular médio (VCM) com valores estáveis em meio refrigerado, nos três tempos de estocagem. Em temperatura ambiente, observou-se o aumento do volume corpuscular médio nos três tempos. Após 24h de armazenamento nas duas temperaturas, o CHCM diminuiu significativamente, enquanto os monócitos, basófilos e volume plaquetário médio apresentaram diferenças significativas também.

Conclusão

As amostras de sangue com EDTA sofrem alterações significativas em alguns parâmetros de hemograma, principalmente em temperatura ambiente após 24 horas de estocagem. Amostras refrigeradas apresentam menor impacto na variação dos analitos, com valores aceitáveis na maior parte dos analitos.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools